Sobre meninos e meninas - Cultura machista desde cedo 1

     Quantas namoradinhas você tem?
     Desde os 5 anos de idade, meninos escutam: “Quantas namoradinhas você tem na escola?”, enquanto meninas escutam: “Você não está namorando alguém, está?”. Essas perguntas são erradas em vários níveis. Primeiro porque não se pergunta a uma criança se ela está ou não namorando. Crianças não namoram, nem de brincadeira. Em segundo lugar, reside aí um conceito machista ambivalente de ser menino ou menina. Além de se perguntar ao menino se ele namora, lhe é perguntado com quantas, como se uma só nem fosse o bastante, já está implícito que ele tem que ser pegador mesmo, quanto mais mulher ele pegar mais homem ele será, perante si, perante os demais homens e perante as mulheres. Ao passo que à menina é enunciado que o desejo de namorar deve ser evitado, que ela deve se manter, sob o aspecto machista, pura e santa em função de um homem, deve ser a moça pra casar, e que, se ela mesma tiver ao longo da vida vários namorados, ao contrário de ser ovacionada no caso do machão pegador, ela será considerada leviana perante si, perante os homens e perante as demais mulheres. Pode parecer inocente, mas incentivar meninos a tratar meninas como objetos de desejo, suas “muitas namoradinhas”, esse projeto de futuro homem pegador, é um ingrediente básico da cultura do estupro que ele irá enfrentar no futuro.
     Homens e mulheres, ensinemos nossos meninos que eles podem ser também só amigos de meninas, que meninas não precisam ser “suas namoradinhas”. Não apressemos a sexualidade nem a libido de nossas crianças. Deixemos que as crianças sejam crianças.
Vitor Pereira Jr
Enviado por Vitor Pereira Jr em 14/11/2019
Código do texto: T6794749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.