Sobre meninos e meninas - Cultura machista desde cedo 2
     
     Homem não chora.
     O conceito de “Homem não chora”, e várias outras frases do tipo “Agindo assim você nem parece homem”, “Você corre como uma menininha”, é um dos mais prejudiciais conceitos enganadores da cultura machista, senão o pior de todos. Desde cedo, é imposto ao menino que ele aprenda a engolir o choro, porque chorar é coisa de menina. Ser alegre demais é coisa de menina. Sentir medo é coisa de menina. Mostrar fragilidade é coisa de menina. Ser delicado é coisa de menina. Cuidar de tarefas domésticas é coisa de menina. E por aí vai. E isso é prejudicial em vários níveis também. Primeiro que tanto meninos quanto meninas são humanos. E humanos choram, sentem dor, medo, rejeição, fragilidade, e devem cuidar do seu lar e ajudar uns aos outros. A vida também vai exigir que se seja gentil e atencioso. Mas quando é proibido aos meninos tais sentimentos e tarefas comuns a qualquer ser humano como se fossem expressões exclusivas de meninas, e, não só isso, como sentimentos inferiores, é tolhido dos meninos vivências que lhe serão úteis para o resto da vida, como pessoa em si e em relação aos demais homens e em relação às mulheres. E qual o resultado de meninos que não aprenderam a expressar suas tristezas, fragilidades, medos e frustrações? O resultado bombástico são homens desumanizados que não toleram frustrações, não toleram rejeição, e que só aprenderam a se expressar pelo único sentimento que lhes são permitidos se expressar: a raiva e a violência. São homens inseguros, desconfiados, ciumentos e confusos ante seus sentimentos e que irão resolver qualquer conflito com agressividade e desconfiança.
     Homens e mulheres, ensinemos nossos meninos que eles podem chorar sim; que eles podem expressar suas tristezas e frustrações; que ser gentil e atencioso é uma questão de respeito por si e pelos outros.
Vitor Pereira Jr
Enviado por Vitor Pereira Jr em 14/11/2019
Reeditado em 14/11/2019
Código do texto: T6794751
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.