Autoridades x Autoridades: o jogo dos últimos dias 

(Complementando o texto “A parte que nos cabe”)

Romanos 13:1 em, pelo menos, quatro versões diferentes:

“Vocês todos devem obedecer a quem estiver no governo. Ninguém pode governar a não ser que Deus lhe tenha dado esse poder. Não há autoridade nenhuma que não tenha sido nomeada por Deus.”‬ ‭

“Obedeçam às autoridades governamentais, porque Deus foi quem estabeleceu todas elas. Não há governo, em parte alguma, que Deus não tenha colocado no poder.”

“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.”

“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.”

E quando as autoridades entram em conflito? O que fazer? A quem obedecer?

Mas, se uma autoridade se rebela contra outra autoridade, estabelece-se um caos na sociedade, quiçá sua destruição:

“O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído” ou “Um reino dividido contra si mesmo cairá.” (Mc‬ ‭3:24).

Essa rebelião ou desautorização funciona como um empecilho para o bem maior que é a estabilização/solução de determinado problema em favor de um povo inteiro.

Como ocorre a desautorização a superiores? 

Por exemplo, um presidente é autoridade máxima em um nação, mas é mister compreender a diferença entre autoridade e autoritarismo. 

Uma autoridade responsável respeita outras autoridades em assuntos nos quais ela não tenha autoridade, i.e., assuntos fora da sua alçada. 

É preciso que tenhamos consciência de que cada um está engajado na sua própria área de conhecimento e isso deve ser respeitado. 

Cada cidadão tem a sua própria responsabilidade, e juntos formam um todo, em todos os aspectos, de modo que as funções, atribuições e responsabilidades de cada um formam um bem maior para a nação inteira.

É, portanto, necessário que haja harmonia entre todas as autoridades, todos os poderes instituídos por Deus dentro de uma nação. 

Urge que se organizem em união, colocando em pauta todas as prioridades e descartando toda superfluidade.

Autoridade autoridade pressupõe responsabilidade. As autoridades são responsáveis pelo bem estar da nação.

Abaixo o conflito desnecessário!!!

O momento requer solução e não confusão!!!

Monica Campello
Enviado por Monica Campello em 30/03/2020
Reeditado em 30/03/2020
Código do texto: T6901540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.