Havia postado um texto e o título era: O valor da produtividade sem medida. Refleti, por um momento, sobre o que realmente interessa, apaguei e pensei:

- O que é produtividade?

Segundo o dicionário Michaelis pode ser “potencial para produzir” ou “qualidade ou condição do que é produtivo” e esses conceitos refletem, por fora, o que vivemos hoje, em quarentena, cada um na sua casa e, por dentro, estampam a falta de responsabilidade que reverbera das vozes que gritam – em sentido figurado, o tempo todo: PRODUZA MAIS! NÃO ESTÁ BOM! FAZ DE NOVO! FAÇA OUTRA VEZ! MAIS! MAIS! MAIS VÍDEOS! MAIS TEXTOS! MAIS ARTIGOS! MAIS ISSO, MAIS AQUILO!

Produtividade é substância para a manutenção da vida, mas quem disse que precisa se tornar um espetáculo de fins comerciais? Tem coisas que não se compram, mas se incentivam. A produtividade raiz não tem preço, mas a atual diz, incessantemente, que se todas aquelas tarefas do dia, da semana e do mês, não ficarem prontas até amanhã às 18h você volta para o mercado de trabalho.

Aproveita e arruma o perfil no linkedIn.
Ah, e também coloca todas as experiências profissionais no Facebook.
Não esquece de fazer isso ainda hoje!

Ninguém pensa igual e as opiniões são diversificadas, portanto é importante sim se submeter aos desafios impostos pelo estilo de vida de hoje, e até é fácil de se acostumar, mas vale sempre uma pausa ao longo do dia para um café e se fazer uma pergunta: Estou sendo produtivo em todos os ângulos da minha vida?

Produza, mas seja feliz também.

E vamos com calma. Particularmente estou ligado nos 220 nos 365 dias do ano – ou 366, 7 dias na semana, seja a trabalho, seja pelos estudos, seja por projetos pessoais, mas encontrei, dentre tantas pausas para o café, o significado de produtividade para mim e que me movimenta a buscar o melhor de todas as coisas, a cada dia.

A roda do mundo comercial continua girando e dizendo os padrões que deverão ser seguidos, se estiver na mesma vibe é só continuar, caso contrário seja quem quer ser.

Sem lamentações.