Quando a culpa é do pobre, os ricos se esbaldam

"Bota culpa no pobre, pra gente se safar" diz o malandro burguês, pra desviar atenção do povo. Com isso eles vão escapando, fugindo malandramente, driblando aqui e ali e correndo pelos becos escuros, vão silenciosamente roubando e manipulando o povo. Não se engane, de burros eles não tem nada e de malandragem eles entendem mais do que ninguém.

Sua estratégia é simples, jogue tudo na conta do povo, mostre que eles podem melhorar de vida, podem chegar onde o rico chegou, mas que pra isso precisam trabalhar duro, sem moleza, de forma honesta, sem malandragem e engolindo muito sapo. Bata nessa tecla, na meritocracia, pegue o exemplo de um pobre e mostre como ele ficou rico, com trabalho duro, romantize a coisa, transforme essa raríssima exceção em regra, e pronto, o pobre estará doutrinado, como um belo cão.

Mas e se alguém questionar que maioria é pobre? É simples, a conclusão é de que são preguiçosos, que não conseguiram sair da pobreza porque não se esforçaram o bastante, que a culpa é deles, de um povo vagabundo e sem vontade de vencer na vida. Ah, e se alguém defender algum tipo de ajuda, como uma bolsa ou coisa do tipo? Repita que isso é um desrespeito com o pobre, que é assistencialismo barato, que é populismo, demonize qualquer ajuda, potencialize o seu orgulho para recusar imediatamente. Enquanto menos o pobre aceitar ajuda, mais iremos lucrar.

Diga e repita que fazer greve é coisa de vagabundo, que trabalhador deve ser obediente e não se misturar com radicais, faça ele repetir que "lá fora está pior" e mantenha viva a promessa de uma promoção, sempre condicionada a sua passividade. E assim vamos mantendo as coisas como estão com a ilusão de que vão melhorar, essa fórmula é mágica, meu irmão. Com isso melhoramos a coisas para nós e pioramos pra eles e mesmo assim ninguém se revolta com nada. Esse é o segredo da nossa malandragem burguesa, confessa aí, o plano é genial, não é?