QUEM É O SÁBIO

QUEM É O SÁBIO?

Costumamos definir como sendo sábios, aqueles que acumularam riquezas; ou quando não, aqueles que pertencem as academias, os letrados; ou quando não, os togados – as excelências, os eminentes. Quem é o sábio? O dominador – que prevalece sobre os outros? O mais rico, que pensa ser o mais poderoso da terra? O intelectual em que tudo precisa passar pelo seu crivo? e quais são as suas obras que o dignificam? E os não intelectuais o que são? E os pobres, e os subjugados? Quem é o sábio?

Em princípio, o mais sábio sobre a terra e que a Bíblia aponta, foi Salomão. E ainda, o profeta testemunha de que outro mais sábio que ele jamais haverá. Será que não poderia ser incluído outros com Einstein, Steve Jobs, Lutero, Moisés, Von Braun, Hawking, Sabin, Billy Graham...

Salomão foi sábio por ter entendido que sua vida estava sob os olhares de Deus. O homem que acumula conhecimento sobre as coisas, está limitado pelo sabe tão somente (seu universo numa casca de noz, figura utilizada por Hawking o satisfaz). Sem Deus, quem é o sábio?

Vamos ficar com as três figuras pré-anunciadas: O dominador, O rico e Intelectual. Estamos querendo identificar os critérios que definem que uma pessoa é sábia. A Bíblia define que o TEMOR A DEUS é o princípio da sabedoria. Logo, este é o ponto de partida que vai ajudar na identificação de quem é o sábio.

Tomando das citações das quais nos valemos aqui, de pessoas conhecidas em nossa história, podemos destacar algumas que atendem essas qualidades apontadas pela Bíblia:

Moisés, foi sábio porque aceitou o convite de Deus para libertar o povo escolhido de Deus para ser a sua família de fé sobre a terra.

Salomão, por sua submissão a Deus, deixou seu legado de ser “O homem mais sábio da terra, sem ter nenhum comparado a ele”.

Lutero, não reconhecido pela história como um sábio, mas ter se apresentado a Deus para dar rumo certo a Igreja, foi sábio.

Billy Graham, o maior evangelista de todos os tempos, por ter dedicado à sua vida a causa de Deus, foi um sábio. Estes homens tiveram uma causa, viveram com a certeza de que estavam vivendo sob os olhares de Deus.

E outros nomes citados que trabalharam para o bem da humanidade, tais como Sabin e outros cientistas? Antes de dar uma resposta, preciso saber até que ponto trabalham para o bem da humanidade, se tendo sido submissos a Deus?

Lembra-se que o princípio da sabedoria está em temer a Deus?

Não estariam estes sobre os três pilares: O dominador, O Rico, O Intelectual?

Como vivem essas pessoas?

O dominador – ele é independente, apenas usa as pessoas para alimentar o seu ego. Sempre está certo, não consegue ver seus erros, acha que somente os outros erram. É prepotente, mesmo quando erra, não depende de conselho, mas se diz conselheiro – dá palestras para casais, pais para sempre. O que fala só não se aplica ao dominador – ele é dominador, e dominador tem que prevalecer. Tem filhos, mas não tem amizade com eles; tem mulher, mas não tem uma esposa. Ele não entende que os filhos “são herança de Deus”. Quando crianças são chantageados com atos de bondade, não lhes permitindo as escolhas, mas os tratando como a subordinados, mesmo quando na maior idade, sem liberdade. O mesmo procedimento faz com a esposa, como se fosse propriedade sua – a vigia o tempo todo, mexe nas suas coisas, ignora os seus conselhos – ele é dominador, nunca se rende, quando as coisas se complicam ele foge – é medroso, mas quer se apresentar como sempre estando em vantagem. Quem é o sábio?

O rico – seu entendimento sobre tudo e sobre todos está ligado ao seu saldo bancário, ao seu patrimônio, sorri atoa, demonstra altivez, suas amizades são selecionadas, pouco aparece, está sempre ocupado, não leva os filhos para a escola – o motorista é o guia de seus filhos. Sua esposa é conduzida às vaidades, gasta à vontade, esnoba a vida com as amigas, uma vez que o marido nem sempre está por perto. Quando alguma coisa surge e causa desentendimento, nada como um cheque de alguns milhares não resolva. Quem sabe sobre a educação dos filhos é sempre a babá, o que aliás não pode fazer nenhuma correção. Assim, ausentes dos pais, se transformam em filhos rebeldes e sem futuro. Quem é o sábio?

O intelectual – as Vossas excelências – excelência em que? Os eminentes – eminentes em que? Na sua maioria, quanto mais togados, mais sepulcros caiados, não trazem nada que seja para o bem de todos, mas sim, primeiro às suas paixões, o que, aliás tem que ser supridas a qualquer preço – venda de sentenças, negociatas para sustentar o aparente “poder”. São os “Senhores” da Soberana Corte – soberania opressora, destituída de amor, compaixão e de submissão a Deus, mas facilmente pactuada com o Diabo se necessário para manter seu status quo. Mulheres e filhos tutelados, geralmente agem como “superiores” em sua casa e muito mais na sociedade onde se apresentam como membro de uma família dos mais elevados. Quem é o sábio?

Segundo a Bíblia, o sábio é aquele que teme a Deus. É aquele que entende que tudo o que passa neste plano temporal está sob os olhos de Deus. Sábio é aquele que constrói a sua história relacionando-se com Deus e com o seu próximo. Sábio é aquele que cuida da família como benção de Deus para o mundo, que entrega seus filhos à sociedade com o aprendizado de fazer o bem a todos. Que faz a sua esposa se sentir livre, que recebe elogios pelo que faz, que tem a sua privacidade e respeito. Não é o matemático que lida com os números e com isso acha que é sempre conclusivo seus pensamentos. Não sabe expressar amor, não se relaciona com o espiritual, uma vez que o racional está sempre prevalecendo, vive encarcerado na sua prisão.

A Bíblia ensina que o dinheiro é a raiz de todos os males – o dinheiro corrompe, desvia o caráter e submete os mais pobres;

O intelectual não olha para o andar de baixo, porque tem suas cabeças elevadas para o seu ego e para si mesmo, os demais são ignorantes e de baixo pensar. Quem é o sábio?