Autoralidade

Lembro-me quando pedia à mamãe que recortasse os pensamentos de Paulo Coelho no Jornal Estado de Minas, quando eu perdia a leitura das elucubrações diárias do famoso escritor. Isto se dera há 20 anos. Hoje além de ler, posso escrever aquilo que penso. Confesso que o trabalho de minha mãe ficava quase sempre em vão, porquanto os retalhos de jornal se acumularam como herança, sem que eu ao menos lesse. Achava aquela literatura extraordinária! Mais rebelado com o mundo, acabava deixando a filosofia de lado. Mas esboçava o desejo de colecionar os manuscritos. Atualmente, os docentes falam em autoralidade. Privilegiar nossos próprios escritos. O que me soa fantástico! Assim como a película prateada do vidro, reflete a imagem. Os pergaminhos dos poetas refletem a essência. Alguns disformes. Quando eu me liberto, e digo que não aceito mais negatividades. Abstenho das chagas do pretérito, e passo a conviver de forma sábia com o presente. Sem aceitar dissipar minhas energias com diálogos inoperantes. Às vezes, eivados de arrogância e orgulho. Olhos nos olhos, digo pra mim, não serei chato e antipático. Depois de alguém vencer o câncer, ou a dependência química, ou a depressão severa, a visão materialista e a cultura do sucesso são revistas sobremaneira. Em contraponto, as relações interpessoais se intensificam. Não que eu não possa descer do solto, esbravejar, aconselhar. Sem, contudo, apadrinhar quem se julga demais, sem fazer por onde. De repente, os elogios que recebera até então, foram pouco sinceros. E confirmamos que as parcerias continuam predominando no novo "normal superior". Os diálogos lúcidos. A ética em contribuir, muitas das vezes sem recompensa imediata. Imbuindo os afazeres de segurança e proatividade. Naquilo que se predispõe executar, seja público ou particular. Nunca puxar ninguém pra baixo! Sabotar a ascensão do próximo, jamais! Se tenho um vetor. O ângulo de cento e oitenta graus demonstra outro vetor, na contramão dos acontecimentos. Dai que afastam. Pra não se contaminarem, posso estar mais contagiante que o vírus. Em minhas elucubrações, não preciso pesquisar para disserta-las. A expertise do dia a dia dita os melhores comportamentos a trilhar. O alto nível nivela quaisquer dimensões de atividades para o alto. Escreverei por mim! Dita a dor... Entrementes, as respostas não se encontram em outro lugar. Que não sejam em mim. Respeito o teu posicionamento. Mas dele divirjo. Se o faço com truculência, erro querendo acertar. Primar pelo alto nível, e almejar singularidades no pensar e agir, opera o reconhecimento pelo simples modo de proceder, e não pelo modo de aparentar ser. As virtudes alcançadas com perícia autoral prosperam a atriz e o ator.

Edras José
Enviado por Edras José em 20/10/2020
Código do texto: T7092160
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.