Fake news
 
 
O titulo dessa mensagem significa “noticias falsas”. Hoje elas estão sendo distribuídas por indivíduos maus e usuários tendenciosos nas redes sociais ou por aqueles que são apenas ingênuos e não pesquisam e veracidade da informação antes de espalhá-la entre familiares e amigos.
 
As fake news vêm sempre por mensagens de texto ou áudio, fotos manipuladas ou vídeos editados, até mesmo com alguém imitando aquele que se quer prejudicar. O objetivo de quem as cria é enganar, injuriar, difamar e caluniar pessoas públicas ou grupos. As vítimas dessas mentiras podem ficar abaladas emocionalmente e grande parte delas não consegue reverter a situação provando sua inocência com a mesma intensidade com que foram atacadas.
 
Repassar boatos provoca em quem os lê aflição, indignação, raiva e frustração. Diante disso, ficam revoltados com a pessoa atacada. Muitos políticos e celebridades foram prejudicados, enquanto outros acabaram beneficiados por eles de forma ilegal.
 
José viveu dois exemplos disto. Primeiro, ao ser vendido por seus irmãos, estes inventaram que ele tinha morrido. Mostraram até sua túnica de sangue ao seu pai, o que ilustra a armação visual mentirosa, que hoje seria semelhante a uma fotomontagem. Jacó acreditou que o filho fora devorado por uma fera (Leia em Gn 37. 1-36). Depois José sofreu por causa da mentira criada pela esposa de seu senhor. Se ele fizesse o que ela queria, trairia o seu Deus e a confiança do patrão.
 
A mulher rejeitada criou uma versão falsa da situação, guardou a capa deixada por José na fuga como “prova” e fez com que ele fosse preso.
 
Os cristãos têm de tomar muito cuidado com as fakes news! Só devem repassar alguma informação quando ela for verdade e ainda se for de utilidade pública. Lembremos das palavras de Jesus: “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei também a eles” (Mt 7. 12a) . Elias Torres
 
Não espalharás falsos boatos, nem farás acordo com o ímpio para seres testemunha injusta (Ex 23.
1) Leiam Genesis 39. 1 – 18