Resiliência: Palavra Chave na Pandemia

Antoni BigCuore*

Data: 01.02.2021, 2ª feira, às 10:53 horas

Local: SP.SP.

_________________________________________________

Uma palavra que está em moda, não só no jargão empresarial, se chama RESILIÊNCIA.

O dicionário Michaellis, conceitua a palavra resiliência, como substantivo feminino, com os seguintes significados:

“1. Fís. Elasticidade que faz com que certos corpos deformados voltem à sua forma original. 2. Fig. Capacidade de rápida adaptação ou recuperação.”

______________________________________________

Com a pandemia, as pessoas estão sob forte pressão emocional, levando, muitas delas, a contrair doenças, como depressão e, sobretudo, ANSIEDADE.

Então é preciso muita resiliência em nossas vidas pessoais e isto pode se exercitar. De certa forma, entendo tal palavra como PERSEVERANÇA, na execução das tarefas que devemos realizar em nosso dia a dia.

Para conviver com esta “peste maligna”, é imperativo muita oração, exercícios físicos (caminhada, esportes, mormente a natação) e boa alimentação.

Como fui criado dentro da Igreja Cristã Católica, aprendi fazendo os “Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loiola”, a EDUCAR a VONTADE. Coisa que falta às novas gerações que se “viciaram” em internet e sobretudo o celular.

Nosso “elástico emocional”, deve ser fortalecido dessa forma, educando a nossa vontade e a nossa capacidade de readaptação à nova realidade imposta pela pandemia.

Sob a ótica, empresarial não é diferente. As empresas de sucesso são aquelas que valorizam seus colaboradores, dando-lhes todas as condições de trabalho para usar a CRIATIVIDADE, visando, não só ao aprimoramento tecnológico, mas incentivando a sua capacidade de se readaptar à nova realidade social.

________________________________________________

(*) autor é Amigo do Bem, escritor, cantor, e divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta.

Conheça seu Blog Bem Viver Brazil – antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

_______________________________________________