Valorize as Etapas

Hoje me pego pensando, em como desvalorizamos o tempo, um trecho de uma música que representa bem isso é " É que a gente quer crescer e quando cresce quer voltar do início". Às vezes na pressa de crescer; acabamos perdendo o significado e a beleza de cada etapa.

Hoje me recordo com saudade, da época que sentava na calçada de casa, sem medo de ser roubada e logo chegava minha melhor amiga, que sem dúvidas era minha vizinha, porque nessa época os vizinhos, se conhecia, se cumprimentava. O vizinho as vezes era até um segundo pai ou mãe, pois ficavam de olho em cada um de nós. E logo passava um conhecido, que parava, pois nessa época as pessoas tinham tempo, e ficava lá jogando conversa fora, e logo chegava mais um, e quando percebia minha turma já estava completa.

Hoje sinto saudade, de ir na praça, sem me preocupar se estou feia ou bonita, o mais importante era não ir sozinha, ia sem dinheiro mesmo, sem precisar ter evento nenhum, ir só por ir, e lá minha turma se encontrava de novo, sem luxo ou comida, no máximo conseguíamos um refri, que tava um copo para cada um, o importante era a companhia dos amigos, porque nessa época amizade era mais valorizada que namoro.

Hoje sinto saudade, de andar de bicicleta, falar alto, rir alto, sem me preocupar se estão olhando ou o que vão falar de mim. O que importava era a sensação de velocidade e o vento batendo no cabelo, e aquela leve levantada pra peladar, quando passava um gatinho, tudo pra ele poder reparar na sua bunda.

Hoje sinto saudade, da inocência da paixão, está com alguém ou sozinho, era só um detalhe, o importante era ter uma melhor amiga, ela era a ponte até seu pequete. Sinto falta do beijo inocente, onde a maior safadeza era uma descida de mão até a bunda, onde os lugares era os mais inusitados passíveis, como portes, atrás do ônibus, e claro o famoso muro de escola. E a zona proibida era o portão de casa. Onde os amigos não era furo olho, pelo contrário era os guardiões que vigiava, pra ninguém ver.

Hoje sinto saudade, da simplicidade de verdade, do bilhete na sala de aula, da balinha como recadinho, do chocolate no aniversário, não era preciso muito, pra conquistar, era preciso esforço e criatividade, pois a falta de dinheiro nós causavam isso, a pouca liberdade, nós fazia aproveitar cada momento juntos, pois cada um tinha seu horário de chegar. Onde o maior medo, era ouvir seu nome completo pela mãe.

Hoje sinto saudade da pouca preocupação, onde a maior preocupação era a semana de provas, ou de trabalho. Mas sempre tinha aquela amiga inteligente pra te ajudar, seja com a borracha emprestada, ou o jogo de sinais, algumas mais ousadas usava o famoso troca de provas, pois naquela época os amigos não competiam quem era o melhor, e sim se ajudavam, onde sua amiga poderia ta errada, mas você a defendia com unhas e dentes.

Hoje sinto saudade mas não posso voltar no tempo e viver cada momento desse, por isso falo pra você jovem, em especial você que ainda está estudando, um dia sua melhor amiga vai namorar e esse namorado vai machucar ela, e a partir dai ela terá medo do amor, e quando você começar namorar, a sua amizade não será igual, ou sua amiga vai casar, ou seu mano, seu irmão, seu chegado vai ser pai, e seu contato com ele será cada vez mais raro. Você não terá mais tempo de ir na praça, de sentar em frente de casa, e quando você puder fazer isso, o seu cansaço da semana toda não te dará a mesma sensação.

Seu maior medo, não será só um, mas vários, tantos que te faz até não dormir a noite. E sabe seus vizinhos? Você não saberá nem os nomes deles, a sua maior conversa será com os seus boletos e sua conta bancária. Se reunir com a sua turma, será quase impossível, provavelmente você só os verá no seu casamento ou velório.

E sabe aquela sensação com seu pequete? Ela passa, os beijos diminue e só sobra a safadeza que muitas vezes te fará se sentir usada. E sabe os presentes fofos? Os caros tormam lugar, onde o valor se torna mais importante que o significado.

Não falo isso pra te assustar, apesar que sei que assusta, muitas vezes você se sentirá perdido, vazio e sem chão. Mas sabe assim como essa época passa, essa sensação também passa, e aos poucos você se acostuma e vai controlando cada situação e moldando sua personalidade e modo de pensar. Porque sim, isso também muda. Nem tudo será ruim ou difícil, acredite em mim, tem lados bons em crescer, que são esses que provavelmente você pensa. Mas nenhum deles supre essa época que gosto de chamar de felicidade simples.

Então VALORIZA, não tenha pressa de crescer, curta cada momento da sua vida, curta seus amigos ao máximo. Beije e beije muito, mesmo que escondido. VIVA meu querido jovem. Pois um dia você estará como eu deitada e sentindo saudade dessa época, pois acredite ela passa tão rápido. Então não perca tempo

Cynthia Thayse
Enviado por Cynthia Thayse em 21/04/2021
Reeditado em 21/06/2022
Código do texto: T7237635
Classificação de conteúdo: seguro