O estômago nos avisa: precisamos nos alimentar !!

Costumamos dizer aos amigos quando nos falam de suas preocupações:

— Tenhas fé !! Tenhas fé em Deus !! Tenhas fé em ti !!

Algumas vezes somos bem compreendidos, enquanto que outras vezes, nosso desejo de iluminar, tranquilizar e fortalecer alguém, é recebido como algo sem sentido.

Mas, embora nossa intenção seja boa... seja a intenção de que nossos amigos encontrem na fé o consolo e a força que precisam, há algo que li sobre isso e hoje venho compartilhar:

— A fé não se receita !!

A fé não é algo que podemos comprar numa farmácia ou transferir para outra pessoa... Não se faz pix ou depósito em conta corrente ou poupança de terceiros, nem mesmo ficará para herança dos nossos descendentes. A fé é sim um patrimônio, mas patrimônio pessoal e intransferível.

Da mesma forma, o entendimento sobre a fé também é pessoal. Por isso não devemos ter vergonha do que acreditamos, nem mesmo devemos usar nosso entendimento para confrontar os que pensam diferente. Ao contrário, deveríamos usar a fé para consolar uns aos outros, deveríamos falar mais sobre as nossas crenças com os que estão dispostos a nos escutar, mas também dispor de algum tempo para ouvir os que pensam diferente... Quantas amizades maravilhosas podem ser tomadas de ainda mais cumplicidade até que o entendimento de todos esteja de acordo com o que Deus espera para nós !?!

Por ser a fé um patrimônio pessoal, é necessário que as pessoas a queiram dentro de si. Ela virá somente se a quisermos. Assim como o nosso amor por Deus, que somente ocupará um espaço em nós, se esta for a nossa vontade. Deus nos ama desde o princípio de nossas vidas, mas sendo o Cavalheiro que É, nos deixa livres para que façamos as nossas escolhas, certas ou erradas... Ele aguarda o tempo em que iremos nos cansar de viver longe d'Ele que nos criou, embora Ele esteja sempre perto de nós.

Por outro lado, nossa vida está escrita com uma quantidade certa de dias... Há quem acredite que a vida termine após a morte do corpo, acreditando que a alma morre junto, e há quem acredite na vida eterna do espírito.

O fato é que, em nossa vida atual, cada um dos nossos dias já está contado, sobre isso não há o que fazer. Entretanto, a qualidade da vida que iremos desfrutar depende muito dos nossos esforços em melhor cuidar nosso corpo e nossa alma, ambos tão necessários um ao outro. Precisamos alimentar os dois!

É comum experimentarmos uma sensação de bem-estar mental quando a nossa casa está bem organizada. Da mesma forma, também o nosso espírito sente-se melhor se a casa, na qual ele vive, ou seja, o nosso corpo, estiver saudável... Bem sabemos que os alimentos físicos disponíveis por aí, nem sempre são os mais adequados para nós, mas é no pão nosso de cada dia que teremos o alimento para o nosso corpo.

Já o alimento para a nossa alma é espiritual e por meio da prece, buscando uma conexão com Deus, é que teremos os melhores resultados para suprir essa necessidade. A fé não se receita, mas é alimento espiritual. Sejamos honestos, se um bom filho sente falta de seus pais, por que sentir-se-ia completo quando se distancia de seu Criador?

Observemos ainda, que assim como o sedentarismo prejudica o corpo físico, também a falta da caridade prejudica o nosso espírito.

Estes são cuidados extras de grande importância: fazer exercícios e praticar boas obras. Isso está ao alcance de todos! Não é necessário ser financeiramente rico para agir. Basta olhar para o lado, sempre haverá alguém precisando de consolo, de presença, de atenção, de afeto, de ânimo, de coragem, de força...

Eis o físico e o espiritual: o corpo e a alma com suas diferentes necessidades que se completam.

Com os nossos dias certos, a gente segue em frente... Muitos, sem perceber os tantos chamados que Deus tem feito para que olhem para o Alto. Às vezes, quando a gente usa a fé como "receita" para os amigos, quem sabe seja inspiração para que eles atendam aos chamados que Deus lhes faz a cada dia.

Não podemos garantir que as nossas boas intenções se façam de forma imediata nos corações dos homens, pois da mesma forma que o amor não virá por decreto de nenhum presidente ou líder global, também a fé não se criará da noite para o dia, afinal não é algo pronto que se compra em farmácia... É algo que precisa ser construído, com bons alicerces, fortalecidos por meio das preces e estudos, moldando um formato bonito dentro de cada um que a quiser dentro de si.

Mas tenhamos em mente que ter fé não é simplesmente dizer que se acredita na Existência de Deus. É bem mais do que isso: "A verdadeira fé é a harmonia entre a confiança em Deus e em nós mesmos"...

Talvez a parte mais difícil seja acreditar em nós... Mas precisamos entender que temos uma luz dentro de nós. Todos têm !! Todos são filhos de Deus e esta luz tenta brilhar em nossas consciências, alertando-nos das nossas capacidades e potencialidades.

Por motivos diversos, que podem incluir o medo ou por vergonha por suas ações más, muitas pessoas afastam de si a necessidade de ofertar este bom alimento ao seu espirito. Por outro lado, assim como o corpo, também nossa alma precisa se alimentar... E qual alimento vamos lhe oferecer ?? Nem todos nos farão bem!

Na necessidade do alimento material, nosso corpo traz alerta pelo estômago, talvez por este motivo exista a associação: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados"... É a fé que nos dá a saciedade diante das situações mais estranhas que vivenciamos em nosso viver. Só quem a tem poderá compreender a associação, mas sim: este alimento está ao alcance de todos nós !!

— Pão material e pão espiritual...

O estômago nos avisa:

— Precisamos nos alimentar !!

Qual é o alimento que faremos uso...

Para nos fortalecer a cada dia ??

Claudia RS
Enviado por Claudia RS em 30/08/2021
Código do texto: T7331789
Classificação de conteúdo: seguro