Dialética

A dialética busca através da plausibilidade uma certa validação para o necessário, diferente de um axioma que é uma premissa indemonstrável, porém, intuída como óbvia. Não apenas em descrições analíticas, o método dialógico é por natureza divina, pois se atem as necessidades humanas, que o é ontológica. Através do senso comum e do consenso entre os sábios, os livros por eles deixados, o que pertence ao ser humano se esclarece, torna-se evidente. O saber se direciona a alguém e a um porque, diferente da simples retórica e erística. Torna-se assim, também, um saber pautado no outro. Na dialética o aparato formal com suas esquematizações não são tão relevantes, pois seu foco não está no ente lógico, e sim na verdade do ser, que remete, por sua vez, o suma bem.

Em síntese, a dialética busca através da plausibilidade uma certa validação para o necessário (o que nos é ontológico), que acontece através do senso comum e do consenso entre os sábios, por sua vez, o foco não está no ente lógico, e sim no real, que evidencia a verdade do ser e por cadência o suma bem. A dialética por natureza se direciona ao outro em suas necessidades verticais, sendo assim, é divina.

Theo De Vries
Enviado por Theo De Vries em 14/10/2021
Reeditado em 14/10/2021
Código do texto: T7363056
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.