O PROFESSOR

Médicos operam vidas, engenheiros e arquitetos projetam o mundo, advogados libertam e professores?

Professores ensinam os médicos, engenheiros, arquitetos e advogados.

Todo ser por mais majestoso e superior que seja já houve um dia em que um professor pegou na sua mão e numa folha em branco rabiscaram juntos a primeira letra.

Todo ser por mais humilde ou desafortunado que seja, um dia escreveu seu nome pela primeira vez e sorriu por isso.

E ainda me perguntam sobre o que é ser professor. Então deixa eu explicar:

Professores são pais, mães, amigos, cuidadores, anjos protetores e servos do magistério.

Ser professor é pensar em cada detalhe de uma aula, saber de cor as dificuldades e habilidades de cada aluno, não importa se são 10 ou 100, ele conhece cada um em sua singularidade.

Ser professor é estar sempre com a mochila pesada e o coração repleto de ternura.

Ser professor é segurar a mão, empurrar o balanço e dar colo quando necessário.

Quem que ainda não cultiva as memórias suaves da infância junto ao professor da primeira série?

Professor é aquele cuja alma generosa abriga a todos dos perigos da vulnerabilidade infantil.

Ser professor é ter sempre uma canção na ponta da língua e uma brincadeira divertida ao final do dia.

Quem é que nunca correu apenas para ser o primeiro da fila e ter o privilégio de segurar a mão da professora?

Ser professor é ter dezenas de pares de mãozinhas no corpo todo e beijos molhados na bochecha.

Quem é que nunca sentiu saudades de casa e encontrou afeição nos braços macios do professor. Tão macios que até lembravam colo de mãe.

Ser professor é nunca esquecer um nome ou um rostinho. É decorar a sala, presentear, dançar, brincar e sim... amar!

Quem é que não se recorda das brincadeiras deroda no pátio da escola?

Ser professor é ser responsável pelo futuro. Há quem não acredite, mas um pedaço de giz e um quadro negro pode mudar o rumo de uma nação inteira.

Uma história bem contada, um jeito carinhoso de chamar pelo nome e um sorriso carinhoso na entrada da escola. São memórias que colecionamos de nossos saudosos professores desde o jardim da infância até o colegial.

Ser professor vai muito, muito além de ensinar o som das letras.

O professor é eterno visto que vive pra sempre na memória inocente dos seus pequeninos.

Josih Romano
Enviado por Josih Romano em 15/10/2021
Reeditado em 15/10/2021
Código do texto: T7363808
Classificação de conteúdo: seguro