Nomes aos Bois

O conceito de espectro é inclusivo e abrangente, amplia as possibilidades e as definições de outros conceitos. Por exemplo, o conceito de inteligência dentro de um espectro vai do automatismo à genialidade, vai da inteligência de um autômato à de um ser humano genial. Outro exemplo é a consciência, seu espectro vai da inconsciência à metaconsciência. O que se aplica também aos sentimentos.

Nós, seres humanos, consideramo-nos os únicos seres vivos dotados de inteligência e consciência e os demais, para nós, são irracionais ou instintivos, totalmente desprovidos dessas aptidões. O conceito de espectro derruba por terra esta teoria e coloca tudo e todos nos seus devidos lugares dentro dele.

O medo e o amor, sentimentos espectrais, são inerentes a todo ser vivo como fatores de autopreservação e de preservação dos semelhantes que, por sua vez, promove a proliferação e a preservação da espécie. Todo ser sensiente percebe e sofre com maus tratos, perseguição, predação e cerceamento da liberdade dentro de uma realidade espectral.

Nós, seres humanos, que ocupamos o nível trófico superior, temos maior capacidade de transformação do meio ambiente, somos dotados de habilidades que nos permitem revelarmos, armazenarmos e sistematizarmos o conhecimento já existente no universo que, por sua vez, permite-nos desenvolvermos tecnologias, fazermos arte, produzirmos textos, fabricarmos máquinas, equipamentos e outros dispositivos a partir de matérias primas encontradas na natureza.

Desconfio, portanto, que o nosso papel neste mundo é primordialmente o de revelarmos, sistematizarmos, armazenarmos e aplicarmos conhecimentos preexistentes, dando nomes aos bois.

Amor, Medo e Dor

Crescei e multiplicai-vos, ordenou o criador

Que os seres vivos se preservem e proliferem

Dotou nossos sentidos de amor, medo e dor

E ordenou que seres humanos a vida liderem

Amor nos une e nos faz fortes ante ameaças

Medo freia nosso ímpeto e nos faz precavidos

Dor que nos previne de iminentes desgraças

E forças ocultas atuam se estamos distraídos

O amor é a mais poderosa força agregadora

Contra riscos desnecessários, medo é inibidor

Contra ameaças à vida a dor é despertadora

À preservação-proliferação, amor, medo e dor.

marciusantos
Enviado por marciusantos em 27/11/2021
Reeditado em 28/11/2021
Código do texto: T7395169
Classificação de conteúdo: seguro