O CONHECIMENTO DE DEUS

O texto bíblico a seguir é insofismável, não permitindo quaisquer dúvidas na sua interpretação, tendo em vista a absoluta clareza exposta no seu conteúdo.

Eclesiastes 1:9,10,11 e 3:15 - O que foi, isso é o que há de ser, e o que se fez, isso se tornará a fazer; de modo que nada há novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós. Já não há lembranças das coisas que precederam; e das coisas que hão de ser, também delas não haverá lembrança, nos que hão de vir depois. O que é já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.

Com efeito, se nunca há nada de novo e tudo se repete infinitamente, isto significa que não existe a criação, não existe o nada, não existe o vazio, e como o Universo é tudo, não existe também o fora desse Universo. Para completar, contrariando a ciência, não há também o evento da expansão, pois não há para onde o Universo se expandir. Ele é estático, autocontido e pleno de movimentos infinitos no seu interior, onde ocorre a limitada expansão da matéria.

A percepção mais ampla do contexto universal, talvez para o cumprimento da profecia que concede o conhecimento de Deus aos que nada são, (I Coríntios 1:26 a 29) foi conferida ao sapateiro alemão Jacob Boehme (1575-1624), podendo ser examinada em sua vasta obra literária, e também pode ser observada, na forma sintética e resumida, pelo exame das Dez Breves Lições da Theosophia na nossa modesta escrivaninha, assim como a imagem do Universo, na página 38 do e-livro “O Caminho Para o Tudo”.

A obtenção desse conhecimento de Deus ocorre em certo momento da evolução espiritual, no que nos diz respeito, como efeito da Segunda Aliança, (a Graça) passa a ocorrer, progressivamente, a impressão das leis divinas na mente e no coração dos homens, concedendo-lhes e ampliando o discernimento espiritual mais profundo, como uma característica específica do novo nascimento, pois o homem, antes de nascer de novo, está morto espiritualmente. Mas quando a Promessa “... na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei...” (Jeremias 31;31 a 34) (Hebreus 8;8 a 12 e 10;16,17) é cumprida, ocorre, simultaneamente, o nascimento de Cristo e o novo nascimento do homem (Efésios 2:4 a 6), que então passa a viver no Espírito de Deus. O cumprimento da Promessa é a concretização da Nova Aliança, quando então Cristo ressuscita dentre os mortos (que somos nós), nos quais Ele também estava morto. Portanto, a maior e a mais importante de todas as bênçãos para o Ser Humano é o novo nascimento, quando ele é transferido do Ministério de Moisés, da Lei, para o Ministério de Cristo, da Graça. Quando isso acontece, uma profunda mudança passa a se desenvolver no agraciado Cristão, conforme os dons espirituais que lhe forem conferidos. Além disso, o novo nascimento é o “passaporte” para a entrada na “Terra Prometida” (João 3;3 a 5), onde a Lei não entra, assim como Moisés, símbolo da Lei, não entrou. (Deuteronômio 34;1a 6)

João 3:3,5 – Jesus respondeu, e disse-lhe: na verdade, na verdade vos digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Na verdade, na verdade vos digo, que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

Os últimos capítulos da Geração Cósmica do Terceiro Princípio estão sendo exibidos, claro que não na nossa limitada noção de tempo, mas a possibilidade do conhecimento de Deus, agora com essa mais nítida percepção da promessa constante em Hebreus 8:11, e também do caos progressivo que se instala no planeta, são indicadores de que é tempo de deixarmos de lado as futilidades da vida, substituindo-as pela busca da evolução espiritual, que permite a obtenção dos conhecimentos espirituais, a capacidade da sua compreensão, a sabedoria para utilizá-los, e tudo concedido exclusivamente pela Graça de Deus.

Porém, como nada se encontra quando não se procura, nem na razão e nem no espírito, a nossa evolução se desenvolve através do nosso interesse e dos nossos esforços para alcançar os conhecimentos e também as respostas que possam satisfazer as nossas permanentes inquietações. Feliz jornada para todos os leitores, e que o seu caminho seja iluminado!

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 27/11/2021
Código do texto: T7395261
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.