Boicotem a FUVEST!

Boicotem a FUVEST.

Boicotem o ENEM.

Boicotem o VESTIBULAR!

Estudem por conta própria! Montem grupos de estudo, guetos de resistência a esse sistema universitário elitista, novo rico, ostensivo, bobo, vazio.

Eu apoio a criação de grupos de estudo como guetos de resistência (encontros em pontos pré-definidos, sejam eles em domicílio etc.). Mas que diabos seriam esses guetos de resistência estudantil (G. R. E.)? Ora, explico-os. Imagine o seguinte cenário:

Você valoriza tua formação estudantil (nota bene: eu não falei "acadêmica", ok?). Então, deseja aprender algo útil, válido, sólido. E não quer ingressar em nenhuma universidade, seja ela pública ou privada, porque já conhece as falhas (várias, várias!) desse sistema antiquado, datado, estéril. Ora, de igual modo, na Educação Básica (que, na escola pública, sequer chega a ser básica...), também nada de útil lhe foi ensinado. Diabos, o que Você precisa fazer? Procurar por pessoas com os mesmos anseios de aprendizagem, os mesmos sonhos de vida (mudar a realidade para transformar o mundo em um lugar menos injusto, mais humano, melhor habitável etc.) e definir seus roteiros de estudo, com bibliografia adequada, colegas de estudo que primam pelo respeito mútuo e se comprometem a um estudo autodirigido e colaborativo. Por ora é só. Mais tarde eu explico melhor isso.

Mas diga aí, nos comentários: Você concorda com o que eu digo aqui ou não? Sinta-se livre para discordar. Vamos debater. Eu não sou totalitarista nem partidário dessa barca furada. Pode apostar.