Crítica à crítica

Crítica à crítica!

Fomos ensinados a sempre criticar da maneira errada.

Não de uma maneira boa, buscando situações melhores para trazê-las à nossa vida.

Fomos ensinados a criticar buscando encontrar o que há de ruim no que possuímos. Incrivelmente a ordem é: Apenas sempre reclamar.

Assim, fechamos os olhos e não vemos o que poderíamos melhorar em nosso dia a dia. Passamos a focar somente no que há de ruim.

24 horas de lamentações. Afinal, uma vida assim transforma até os sonhos em constantes pesadelos.

Nenhuma solução para nenhum problema é apresentada. Somente um problema atrás do outro é mencionado exaustivamente.

Quando éramos crianças, tudo era maravilhoso. Criticávamos do jeito certo. Quando víamos outras crianças brincando com algo divertido, íamos participar. Não permanecíamos insatisfeitos, reclamando da brincadeira chata onde estávamos. Pelo contrário, até se pulava o muro para participar da nova brincadeira, mesmo se depois viesse o castigo.

E quando não conseguíamos ir lá aproveitar a brincadeira melhor, não desdenhávamos dela. Não falávamos:

-Nem queria mesmo ir lá, prefiro ficar aqui parado, deitado, agonizando. É melhor do que sorrir e se divertir.

As crianças verdadeiramente aproveitam a vida. Ninguém ainda mudou sua maneira de criticar.

Vivem cada momento sem pensar que estão perdendo algo, olhando apenas a parte ruim de sua rotina. Aproveitam os bons momentos dentro de suas possibilidades.

E existem adultos assim.

Eles tem grandes planos, metas e desejos para o futuro. Mas não deixam de aproveitar o que há de bom no momento em que estão.

Até nas piores situações, buscam a melhorar e, ainda assim, aproveitam sem lamentar o que ainda há de bom naquele momento.

Essa minha crítica não é do primeiro tipo, é sim do segundo.

Se fosse do primeiro tipo, eu diria:

-Essa crítica que as pessoas fazem só mostra o que há de ruim em suas vidas. As tornam insatisfeitas. Por isso jamais encontrarão a felicidade.

Doi só de ler!

Mas como é do segundo tipo, digo:

-É muito bom perceber o que não queremos, então podemos buscar mudanças. Passamos a dar valor e aproveitamos o que temos de bom. Melhoramos o que há de ruim na primeira oportunidade. Vemos como há verdadeiras maravilhas em nossas vidas e passamos a dar valor à tudo o que há de especial. Vivemos momentos únicos e incríveis nessa única vida terrena que em breve acabará. E como acabará, o objetivo é aproveitar bem o agora.