O ERRO CRASSO

Argumentar vem de um certo número de afirmações, premissas que defendem uma certa lógica com a finalidade de levar ao convencimento do sujeito paciente.Às vezes contrariando princípios racionais somos sim, 'atropelados' pelos nossos próprios argumentos com premissas não verdadeiras, aí vem o erro..."Às vezes um erro crasso"."Assim, o caminho será um vale estreito, tortuoso e escuro, e a derrota certa".

Marcus Licinius Crassus Dives (115 a.C. – 53 a.C.) foi um patrício, general e político romano do fim da Antiga República romana. Dirigiu a vitória decisiva de Lúcio Cornélio Sula na Batalha da Porta Collina, tendo esmagado a revolta dos escravos, liderada por Espártaco (sim! Espártaco terá existido também!).

A importância de Crasso na história resulta, porém, do auxílio financeiro e político que concedeu ao jovem nobre empobrecido Caio Júlio César, apoio que lhe permitiria o seu sucesso na carreira política.

Chegou a um pacto secreto com Júlio César e Cneu Pompeu Magno, o chamado Primeiro Triunvirato, para ficarem com o poder em Roma. Apesar da sua famosa riqueza, ansiava a glória militar.

César conquistou a Gália (França), Pompeu dominou a Hispânia (Península Ibérica) e Jerusalém, por exemplo. Crasso tinha, assim, uma ideia fixa: conquistar os Partos, um povo persa cujo domínio ocupava, na época, grande parte do Oriente Médio – Irã, Iraque, Armênia e outros.

Em novembro do ano 55 a.C., Crasso abandona a Itália para se dirigir à sua nova província, onde montaria uma magnificente expedição contra o império Parto (Inverno de 55–54 a.C.) No mês de junho de 53 a.C., o exército de Crasso (composto por sete legiões e tropas auxiliares, cerca de 50.000 homens) foi massacrado na Batalha de Carras — frente à superioridade da cavalaria inimiga — nas proximidades de Carras.

Mais de 20.000 soldados perderam a vida e cerca de 10.000 foram feitos prisioneiros; a cabeça e a mão direita de Crasso foram levadas ao rei parto, Orodes II, como triunfo, havendo relatos que terá ficado exposta nas portas da cidade principal por meses…

Efetivamente, nesta batalha, Crasso cometeu uma série de falhas grosseiras. Confiou excessivamente na superioridade numérica das suas tropas, abandonou as tradicionais táticas militares romanas e, na inquietação de chegar prontamente ao inimigo, atacou cortando caminho por um vale estreito, de pouca visibilidade. As saídas do vale, então, foram ocupadas pelos partos e o exército romano foi brutalmente dizimado. Estes equívocos passaram à História através da expressão erro crasso, que remete a uma falha grosseira de planeamento, com consequências trágicas.

ALMA GRANDE
Enviado por ALMA GRANDE em 16/01/2022
Reeditado em 16/01/2022
Código do texto: T7430618
Classificação de conteúdo: seguro