Vá e faça o mesmo...

Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? (Lucas 10:29)

 

"Ninguém se lembraria do bom samaritano se ele tivesse somente boas intenções"

 

Esta foi uma observação feita pela ex primeira-ministra da Inglaterra, Margaret Thatcher diante dos politicos.

 

É claro que o Bom Samaritano não era uma figura real, ele era um homem fictício em uma parabola que Jesus contou a um legalista religioso que estava tentando justificar sua falta de amor.

 

E esta é a realidade da maioria de nós, dizemos ser cristãos, decoramos versiculos, vamos regularmente aos cultos, mas não estamos dispostos a olhar para as necessidades da pessoas que estão no nosso caminho, se compadecer delas e agir em seu favor.

 

O samaritano poderia ter feito como o Sarcedote e o Levita, mas ele preferiu agir, nos ensinando que boas intenções não mudam nada.

 

E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele. (Lucas 10:34)

 

Embora ele fosse considerado um "desprezado samaritano", ele se elevou acima de tal superficialidade para cuidar de seu semelhante.

 

Margaret Thatcher estava absolutamente certa em sua observação, o samaritano foi além das boas intenções e religiosidade, ele investiu o prorpio tempo e dinheiro em um homem que não conhecia.

 

Ele não sabia quanto tempo o homem ferido ficaria de cama, mas acredito (porque o texto diz que fora deixado "meio morto"), que poderia ser uma permanência prolongada.

 

E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu te pagarei quando voltar. (Lucas 10:35)

 

De qualquer forma, o bem-estar desse estranho era mais importante para o nosso bom samaritano do que qualquer custo.

 

Jesus conclui com esta admoestação: “Vá e faça o mesmo”.

 

Que virtude há em ser um sacerdote ou um levita, se não nos importamos com a necessidade das pessoas que Cristo tanto ama.

 

Vá e faça o mesmo, o mesmo que fez o samaritano.

 

Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 07/05/2022
Código do texto: T7511286
Classificação de conteúdo: seguro