VERDADES ETERNAS DE ESTHER // SÉRIE III

DEUS SEJA LOUVADO!

JESUS ! NOME QUE SALVA !

“O SENHOR É A MINHA LUZ E A MINHA SALVAÇÃO! A QUEM TEMEREI?

O SENHOR É A FORÇA DA MINHA VIDA;DE QUEM ME RECEAREI?"

SALMO 27

******************************************

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA TEL. 188

******************************************

“ O DIREITO NÃO PODE SE PRESTAR A ACOBERTAR INIQUIDADES ! ”

******************************************

VERDADES ETERNAS DE ESTHER LESSA

SÉRIE III

Oi, Rosalino! Um texto , reflexo de um verdadeiro pensador! Certíssimo que tudo que vem como bônus, traz em qualquer época ou medida, um ônus para alguém! Achei magnífica essa constatação! E fico pensando que talvez, Montaigne já à sua época, se tivesse dado conta dessa verdade, quando narra o caso de Atenas. Pois não é o mesmo Michel de Montaigne que diz , a propósito da EDUCAÇÃO,que " Il vaut mieux une tête bien faite, qu"une tête bien pleine"?( É melhor uma cabeça bem feita que uma cabeça bem cheia!) Sim. Saber tudo é uma coisa; compreender, é outra. E aqui chegando, concluímos que é preciso compreender que devemos valorizar o que recebemos, vivendo com simplicidade e sabedoria! Parabéns pelo belíssimo e consciente texto, professor! Deus o Abençoe!

Para o texto: BENEFÍCIOS PRÓPRIOS (T6727939)

De: Antenor Rosalino

*****************************************************

Mas após a noite enegrecida se cumprir, ela também se irá! Para dar lugar ao sol, esfuziante . E tudo se repetirá. Chegará o declínio de sua luz e esta dará lugar a outra noite que estará à espreita! Sabe, poeta, eu agora me lembrei de uma canção muito difundida, em cuja tradução pra nossa língua, cantamos "... e o ideal que sempre nos acalentou, renascerá em outros corações..." Isso é, além de lindo, muito triste também, quando somos nós que vamos deixar nossos ideais em outros corações! Seu soneto, nos fala de tudo isso, menino, de tudo, de toda essa desolação e de todo o inexorável passar do tempo! Que pena! Deus o Abençoe! Grata por seu carinho!

Para o texto: A Tarde (T6721944)

De: Um Piauiense Armengador de Versos

*********************************************************

AMIGO TÓLU! TODOS TEMOS ALGUMA OU ALGUMAS QUALIDADES! FOI DEUS QUE NOS FEZ! ESQUECEU? É PRECISO DESCOBRIR QUAL É A VOCAÇÃO QUE VAI NOS CONDUZIR PELA VIDA! E QUANDO A ENCONTRAMOS, TUDO SE FAZ MELHOR! FAZER COM ALEGRIA, GOSTO E PRAZER, AQUILO QUE NOS FOI DADO COMO TAREFA! SE SOMOS VOCACIONADOS, É ASSIM MESMO QUE SERÁ! SE AINDA NÃO ENCONTRAMOS, TEMOS QUE OBSERVAR. ACHAREMOS, SEM DÚVIDA! É PRECISO LANÇAR LONGE AS PALAVRAS NEGATIVAS, VIU? DEUS O ABENÇOE! RIMAS ÓTIMAS!

Para o texto: FICAR TRISTE COMO A NOITE (T6725356)

De: TÓLU

**********************************************************

E afinal, Silvanio, o Amor é bálsamo e luz, emoção e redenção! O Amor consegue dar olhos sensatos e sabe dar olhos insanos aos que dele usufruem, dependendo da intensidade do momento. O Amor pode transformar uma chita,paninho ralo, em renda francesa e cetim! O Amor faz ressaltar o canto que dormia em nós! E o faz expandir-se pelo infinito.E viva O AMOR, poeta! Parabéns! Deus o Abençoe!

Para o texto: Amar provoca calafrios... (T6712155)

De: Silvanio Alves

************************************************

Boa Noite! Tenho andado meio atarantada e não pude vir degustar seu saber! Um saber tão diferenciado e que nos enriquece, por trazer questionamentos, por vezes, negligenciados. A questão do medonho Hitler é de arrepiar até hoje.Acho que a tendência deve ser a adoção do voto facultativo, para os maiores de 60, como aprimoramento da democracia. A noite com seus mistérios e silêncios, nos propicia sim, algum poder. E se sonhamos com quem está ausente, é um jeito, mesmo involuntário, de estar com esse alguém. Mas, a questão da solidariedade é mesmo muito importante .Porque pra mim, ela , a Solidariedade, é um ramo da COMPAIXÃO que pra mim, é sinônimo de AMOR! Parabéns pelo zelo no que concerne ao Saber, HOOSHAHAM! Deus o Abençoe! **************

Para Hooshaham “Ensaios e outros escritos”

A VIDA, IOLANDINHA, FILHA DE DONA IOLANDA, A VIDA, É MESMO UM CELEIRO DE SONHOS URDIDOS EM CLARIDADES E SONORIDADES! CLARIDADES DE ALVORECER ! E SONORIDADES DE SERENATAS E SINFONIAS! SÓ QUE, QUANDO MENOS ESPERAMOS, TUDO SE DESFAZ! VEM A SOMBRA E VEM O SILÊNCIO PROFUNDO. PORÉM, SOMOS INCORRIGÍVEIS. E NA NOSSA BUSCA DA FELICIDADE, CONTINUAMOS LIGADAS(OS) E RECEPTIVAS(OS)A NOVO AMOR ! URGE SER FELIZ! É TUDO! PARABÉNS PELA SENSIBILIDADE! PARABÉNS POR BELA PAGE! DEUS A ABENÇOE! BEIJOS!

PARABÉNS PELAS 55.000 LEITURAS, QUERIDA ESCRITORA E POETISA! O POEMA DE HOJE, UM ASSOMBRO! HÁ LAMENTO, HÁ SAUDADE! TUDO NA TOADA POÉTICA QUE ENVOLVE DE BELEZA OS SENTIMENTOS! E SE É APENAS FICÇÃO, NADA A DISCREPAR! REALMENTE,NÃO DISCREPO! QUANTAS VEZES, A PRÓPRIA VIDA,SE NOS APARECE TRAVESTIDA EM FICÇÃO ?! DEUS A ABENÇOE! BEIJOS!

PARA “POESIAS” DE IOLANDINHA

**************************************************************************

COMO SEMPRE, BELÍSSIMO ! TODO O POEMA, CONQUANTO IMERSO NAS PROFUNDEZAS ABISSAIS,NÃO ALIJA ALGUMA POSSIBILIDADE DE REDENÇÃO. GOSTO DISSO MUITO, EM TODA OBRA DE ARTE! HÁ QUE HAVER UM PONTO QUE ABRA A LUZ, EM MEIO ÀS BRUMAS E ESCURIDÕES! A REALIDADE HUMANA PRECISA DESESPERADAMENTE DISSO! QUANDO TUDO É BREU, URGE MOVER-SE EM UM GRÃOZINHO DE FÉ, PRA SER EMBALADO NA ESPERANÇA! AVISTAR ALÉM DAS PONTES DA ANGÚSTIA, PONTOS DE LUZ; E DEIXAR MORRER A SOLIDÃO, SÃO EVENTOS PRECIOSOS NA TURBULÊNCIA, QUE POR VEZES, APODERA-SE DE NOSSO ESPÍRITO! SUA POÉTICA É IMENSA! RICA! PROFUNDA! BELA! PARABÉNS, QUERIDA POETISA MARISA ! DEUS A ABENÇOE! BEIJOS!

PRA MARISA COSTA “SOLIDÃO SEM DOR”

***************************************************

“TÃO BOM MORRER DE AMOR E CONTINUAR VIVENDO ! “ MARIO QUINTANA

MAS O QUINTANA SABIA TUDOOOOO! QUE DELÍCIA! GLÁUCIA ! O SEU POEMA ESTÁ UM MUST! UM LUXO REALMENTE! UM TENRO ANOITECER A GERAR UMA INTENSA NOITE, UMA PLENITUDE EM COMUNHÃO , UM SORVER DE FELICIDADE!..TUDO SENTIDO E NARRADO, COM ALITERAÇÕES QUE EMBELEZARAM ENORMEMENTE O POEMA, NA SUA FORMA....! EMBORA HAJA TEÓRICOS DA POESIA QUE DISPENSAM OS TÍTULOS , SOU DA CORRENTE QUE OS ACOLHE E ADOTA. POR EXEMPLO, O TÍTULO DE HOJE ESTÁ PERFEITO! PORQUE É NO "AUGE DOS SENTIDOS" QUE TUDO SE FAZ PLENAMENTE. E AS SINFONIAS RESSOAM NO INFINITO, NÃO SÓ COM SONS. MAS COM LUZ, COR AROMA, SABOR E TOQUES! AH, OS TOQUES! PARABÉNS, GLAUCINHA! BOM SER FELIZ, NÉ?DEUS A ABENÇOE! BEIJOS!

PARA GLÁUCIA AMARAL "NO AUGE DOS SENTIDOS"

*****************************************************

MAS ISSO FICOU UMA DELÍCIA, QUERIDA! E DE TUDO, QUE LINDAMENTE VOCÊ DIZ, ( E AINDA COM UMA CLASSE ALTAMENTE POÉTICA, ENCAIXANDO RIMAS E TUDO),UMA VERDADE, ALAGOU DE LUZ MINHA MENTE E MEU CORAÇÃO. É QUE SEJA A HORA QUE SEJA, ESTEJA CHOVENDO OU FAZENDO SOL, HAJA ESTRELAS SALPICANDO O CÉU, OU ESTEJA O CÉU COBERTO POR UM SOMBRIO VÉU, AH, POETISA, AH, POETISA, QUANDO O AMOR CHEGAR,UM ESPLENDOR INIMAGINÁVEL A TOMARÁ EM ÊXTASE! PORQUE LOGO, O RECONHECERÁ E RECEBERÁ ! SEM QUALQUER LIAME, COM O TEMPO CRONOLÓGICO . O AMOR É TÃO PROFUNDAMENTE INCRUSTADO NA ESSÊNCIA DOS QUE A ELE SE ENTREGAM, QUE SE TORNA ATEMPORAL! O IMPORTANTE É AMAR! DE CORPO E ALMA! E ISSO, É SER FELIZ NUM ENCANTAMENTO QUE SE DEVE PRESERVAR E GUARDAR COM UNHAS E DENTES! PRA CELEBRAR SEMPRE! PARABÉNS PELA BELÍSSIMA INSPIRAÇÃO, MARISE! DEUS A ABENÇOE! BJS.

PARA “ CARTA “ DE MARISE CASTRO

**********************************************************************************

Esther Lessa

SIM! TUDO A SEU TEMPO! SEM PRESSA, RECEBER O ALVORECER...SEM PRESSA, SE ENCANTAR COM CADA JARDIM QUE ENCONTRAR...SEM PRESSA,TER O PLENO SABOR DE CADA ESTAÇÃO...SEM PRESSA,FAZER DA VIDA, A MAIS BELA CANÇÃO! PARABÉNS, QUERIDA MARA! SEUS POEMAS SÃO SEMPRE MUITO DOCES E DELICADOS! DEUS A ABENÇOE! BEIJOS !

PARA “SEM PRESSA” DE MARA CARDOZO

**************************************************

Que pena, Hooshaham,que os beligerantes, prepotentes e estúpidos,se coloquem tão longe da possibilidade do DIÁLOGO! E que a Educação ainda transite ao largo das minorias!E mesmo em parábolas,quão sugestivo é o ensinamento do Reino animal!: voar de ré e desaparecer da lagoa, pássaros e peixes,fugindo da sanha predatória ...mas de beleza,justiça e sofrimento,ainda tanto haveria a comentar no seu inteligente texto! Só que tenho que ir! Não me chamara o dever, aqui ficara ,aprendendo com seu saber! Obrigada! Você me fez lembrar hoje com sua visita chez moi,a gênese das minhas rimas quebradas...Cecília Meireles está comigo hoje lá. Passe depois...para ouvir a declamação...Deus o Abençoe! Fui!....

Para “Mini Prosa Poética e outros “

*********************************************************

NAJET!

PEÇO VÊNIA PRA DISCORDAR, MALGRADO A POÉTICA PERFEITA, COMO É SEMPRE, TUDO O QUE VOCÊ ESCREVE! OLHE AQUI! ENQUANTO HÁ VIDA, O AMOR PODE FLORIR! NÃO IMPORTA QUANTO SE TENHA VIVIDO, COM OUTROS AMORES OU COM APENAS COM UM. MAS ENQUANTO O SOL DE NOSSA VIDA ESTIVER BRILHANDO, O NOSSO CÉU SE TORNARÁ , DE PLÚMBEO, EM AZUL DE BRIGADEIRO! PORQUE, MINHA POETISA, O SOPRO DE PRIMAVERA QUE DEUS NOS ENVIA, QUANDO QUER E QUANDO ESTAMOS RECEPTIVOS, VEM ENCHER DE ALEGRIA A NOSSA ESTRADA . ACREDITE! SAIA, PRA VIVER MAIS E MAIS, COM UM NOVO AMOR! OU UM ANTIGO, COM NOVAS ROUPAGENS! VALE A PENA, SE O AMOR, FOR DE VERDADE! DEUS A ABENÇOE! BEIJO!

PARA “OCASO DO AMOR” DE NAJET CURY

***************************************************

Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 09/05/2022
Reeditado em 09/05/2022
Código do texto: T7512363
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.