O quadrado de Confúcio

Pode haver grande distância entre o que se fala e o como se age.

Podemos supor sem muito esforço que devem ter sido gastos incontáveis milhões de Reais para livrar o Sr. Luiz Inácio da Silva da prisão e concomitantemente, o que se gastou no Brasil e no exterior para para tentar inutilmente manter sua imagem de “bom moço”, como por exemplo o artigo da quase falida revista Time

Quem anuncia diariamente sua preocupação com “questões sociais” e até se mostra seriamente comovido com a suposta perda de 1,7% no valor real do salário mínimo, certamente, se não fossem tão cínicos, se sentiriam constrangidos de gastar tanto dinheiro e esforço com um único e socialmente descartável indivíduo.

Há mais de 2000 anos Confúcio disse que: “Veja os meios que um homem emprega, observe o caminho que ele toma e examine a circunstância em que ele se sente confortável. Como poderia o verdadeiro caráter de um homem esconder-se?”

Mas ele disse também que: “Se mostro um dos cantos de um quadrado para alguém e essa pessoa não consegue encontrar os outros três, não mostro uma segunda vez.”.

Então pelo conceito de Confúcio, fazem 500 anos que a Vida está nos mostrando um dos cantos do quadrado e ainda não aprendemos a encontrar os outros três.

Na verdade, acho que ainda não aprendemos nem que o quadrado tem quatro cantos.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 13/05/2022
Código do texto: T7515134
Classificação de conteúdo: seguro