Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O que é um pensamento?

                     

     O que é um pensamento?

     Embora existam conceitos e definições ainda haverá outros que tentarão dar outras definições e conceitos ao pensamento.
     Para René Descartes, o pensamento seria a individualidade humana, a consciência (vida) o homem ser racional, dizem que sim, pois pensa. Mas na realidade o que vem a ser o pensamento?
     Seria a expressão da vontade, a ideação lógica e racional do espírito?
     Sinto em mim a confusão entre eu e o meu espírito. O espírito sou eu ou eu existo independente do espírito?
     O espírito é parte integrante do homem ou o homem é parte integrante do espírito?
     É neste momento que se forma a confusão do pensamento, pois não sei se o pensamento é a manifestação do homem ou a sua parte espiritual.
     Se existe o acasalamento das duas coisas o homem é, portanto  dualidade onde se encontram as duas forças: material e espiritual.
     Como admitir a existência de per si da força material, sem a manifestação da parte espiritual?
     O homem não pode existir sem a manifestação, sendo assim o homem não existe, senão seria apenas um corpo animado pela alma.
     Tentando conciliar o pensamento, temos que encontrar uma nova idéia para satisfazer ao homem. Ora o homem por não existir por si, e necessitando da alma e espírito para sua manifestação e elaboração do processo de aprendizado e da vida, torna-se apenas parte de um todo indissolúvel.
     Quando eu digo meu espírito, talvez esteja tentando separar o corpo simplesmente do “EU” como espírito manifestado na matéria.
     Assim sendo, não poderemos dizer que o pensamento é a manifestação do espírito no homem, porém sem podermos separar um do outro.
     O pensamento sem barreiras e limites, liberta o homem do jugo, das obrigações e convenções que às vezes oblitera a evolução.
     Ao dizermos que o pensamento é a manifestação do espírito no homem, queremos na realidade dizer que o pensamento é a manifestação do espírito na matéria, pois o homem tem que ser obrigatoriamente a trilogia, corpo, alma e espírito.
     O homem deveria dizer eu espírito, vestido da carne e manifestado na mesma através da alma, que serve de ligação entre as duas partes do homem como um todo.
     Quando chegarmos a nos reconhecer como espírito, pois não existe o homem, apenas o espírito manifestado na terra, através de suas veste físicas, estaremos no aproximando da tão esperada idade de ouro,  com plena consciência de nosso papel em nossos veículos físicos.


10/10/72
Vanderleis Maia
Enviado por Vanderleis Maia em 05/01/2008
Código do texto: T803558

Comentários

Sobre o autor
Vanderleis Maia
Imperatriz - Maranhão - Brasil
1412 textos (122142 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/04/21 21:53)
Vanderleis Maia