CONCEITOS E REFLEXÕES

Hoje procurarei ser breve. Serei breve, pois não será um amontoado de palavras que poderá exprimir o que sinto.

Embora as palavras (conceitos) não consigam exprimir todo nosso estado de espírito, elas ainda são o único meio de expressão que satisfaz.

Outra vez sinto solidão, ela veio quando eu não desejava e, creio, irá se prolongar por mais algum tempo.

O termo tempo não é aqui empregado para designar o espaço vazio que existe entre uma conduta e outra.

A palavra espaço não é empregada no sentido comumente falado mas, sim,de maneira que, com palavras, nem sempre se pode conceituar.

Os conceitos nos prendem e aprisionam, por isso sofremos um amontoado de complexos que só a liberdade pode oferecer um novo caminho.

A liberdade está atada ao conceito de tempo, espaço e até o próprio conceito de liberdade não passa de momentos de fuga.

A fuga, por sua vez, não resolve os problemas do tempo, espaço ou mesmo liberdade, pois ela supõe uma mudança de atitude.

Qual a atitude que devemos tomar para nos livrarmos dos conceitos de tempo¸espaço e liberdade se não enfrentá-los?

Como enfrentar estes problemas torna-se mais complexo à medida que temos de usá-los para medirmos nossas ações e continuarmos a expressar nosso pensamento, dentro de uma sociedade que vive praticamente de conceitos e preconceitos.

O pensamento está condicionado por impressões externas e passa a modelar a própria realidade de acordo com a necessidade do mundo.

Agora temos diversos problemas para serem resolvidos, tais como espaço, tempo, liberdade etc.

Até o etc. nos torna preguiçosos, quando não queremos expressar o que sentimos. Devemos notar que a palavra é o modo mais eficaz que temos de comunicação, mas que abreviamos, tentando ganhar tempo.

TEMPO?

Quando vale uma vida?

Poderia a mesma ser mensurada de acordo com os conceitos expostos?

Liberdade, espaço, tempos, fuga...

Saímos de um complexo e, instantaneamente, fatalmente acabamos entrando noutro.

Como fugir do problema da fuga?

Estamos presos e acorrentados aos conceitos que dia a dia nos toldam os movimentos e que muitas vezes nos impedem de pensar e chegarmos a um fim.

Qual a meta desejada?

Estamos perdidos e, na perdição total do mundo, sentimo-nos impotentes para mudar ou reformular conceitos. Eles estão tão impregnados em nossas vidas que nem mesmo a morte poderá eliminá-los.

VEM.07/04/73.

Vanderleis Maia
Enviado por Vanderleis Maia em 08/02/2008
Reeditado em 09/04/2009
Código do texto: T850630