Mudanças (texto em transição)

Mudanças acontecem ou são planejadas. Neste caso, ela foi desejada e sua realização está sendo como uma gravidez que se desenvolve. A espera assume aqueles aspectos de coisa desconhecida da qual não temos controle, só aceitar e fazer o que nos compete para que tudo dê certo.

Enquanto a hora não chega, desenho mentalmente o aspecto do novo espaço, a composição do ambiente, a aceitação das limitações e a impossibilidade de em curto espaço de tempo fazer tudo que acho ideal. Esta mudança é um desafio que assumi.

Um dos detalhes de mudanças é existir o que levar e o que deixar para trás. É preciso não ocupar todo o espaço com o já existente, deixar brechas para o novo, a serem preenchidas ao sabor das disponibilidades. Do contrário, não haverá mudança, mas mera transposição de móveis e utensílios.

Entretanto, como deixar para trás esta plantinha que resiste a todas as intempéries, valente, no canto do terraço? Exercício de desapego. Não ocupar lugar novo com coisa velha. Se não, é faz de conta, mudança aparente. Fazer as malas com coragem e discernimento. Muito trabalho. Abandonar o antigo, preparar o novo. Vencer resistências, condicionamentos, padrões, comodidade.

05/03/2008