Teia

Ouço com freqüência dizerem que "a vida é simples, nós é que complicamos".

Não concordo.

A vida é bastante complexa. Nos últimos tempos até alardearam o conceito de biodiversidade. É isso. A vida humana também é variada e múltipla.

Se podemos encontrar maneiras de simplificá-la, sem empobrecê-la, tanto melhor. Afirmar que a vida pode ser simples como um dia de sol na praia é desprezar a infinita areia, todas as nuances de azul e verde do ceu-e-mar, o sopro irregular do vento, o balanço dos coqueiros e as difusas emoções que tudo isso nos causa.

É Preciso muita coisa pra vida dar certo, inclusive a nossa, como resultado das conspirações do universo, da teia de relaões familiares e da nossa inserção social.

É preciso estar atento, planejar umas coisas, organizar outras, atender a tanta gente em suas demandas diferentes, amar, fazer filhos, educá-los, dar bom dia ao porteiro, telefonar pros amigos no dia do aniversário, escolher um candidato, pagar as contas, competir no mercado de trabalho, malhar, ir ao médico, assistir o campeonato de futebol, visitar os parentes, estudar uma língua estrangeira, participar da reunião do condomínio, ir ao show do Lenine, reservar hotel e levar o carro pra revisão, participar do amigo oculto, fazer a matrícula dos meninos, rever o passado, pensar no futuro, concentrar-se no presente, nascer, adaptar-se ao meio, crescer, lutar, envelhecer, aprender a morrer.

Nelson Oliveira
Enviado por Nelson Oliveira em 25/12/2005
Código do texto: T90449