NOVO SERMÃO DA MONTANHA
                    
Bem aventurados os que são pobres no seu ódio, porque deles será o tesouro do amor;
Bem aventurados os que buscam a mansidão de um verdadeiro amor, porque eles possuirão a paz dos realizados.
Bem aventurados os que choram por um amor perdido, porque serão consolados por outro que lhes virá com maior intensidade;
Bem aventurados os que têm sede e fome de amor porque beberão da fonte da vida e serão fartos no seu desejo;
Bem aventurados os misericordiosos, que distribuem o seu amor a quem dele precisa, porque eles serão amados por toda a vida;
Bem aventurados os amam com o coração limpo, só desejando a felicidade do seu próximo, porque Deus também o amará.
Bem aventurado aquele que busca construir na paz do amor, pois que este nunca terá sua casa destruída e para sempre terá o abrigo daqueles a quem amou;
Bem aventurados os que sofrem perseguição por muito ter amado e, na crença desse amor,  lutado pela justiça e pela felicidade de todos, pois estes encontrarão sinceridade em cada olhar e um desejo de paz em cada aperto de mão;.
Bem aventurados sereis, quando souberdes amar de verdade; e sem jamais mentir ao vosso amor, fordes capazes de fazer dele o verdadeiro sentido da vossa vida; Alegrai-vos e exultai, porque será grande a recompensa dos vossos sentidos e maior ainda a alegria da vossa alma. 
Porque o amor é o sal da terra; se ele não existisse,  com que se poderia temperar a vida? O que seria o vosso viver, senão uma jornada insossa entre o nada de antes e o silêncio do depois?
O amor é a luz do mundo. Quando ele se acende em um coração, não é possível escondê-lo. Não se pode ocultar um coração que ama, pois ele brilha como um sol nas alturas e seu calor aquece a todos que se banham na sua luz; assim, deixai que todos saibam do vosso amor para que ele inspire e contamine aqueles que ainda não tiveram esse privilégio.
Não julgueis que o amor cancela as leis, as regras e os demais valores da vida; ao contrário, ele cumpre todos os estatutos e ainda mais os eleva, justifica e valoriza. 
Pois em verdade vos digo que sem amor não há nem céu e nem terra; sem ele, nada, nem ninguém passará de mero grão de poeira lançado num espaço sem limite e sem finalidade; pois só o amor é um fim em si mesmo; e o que ele constrói não perece, porque sua voz repercute na eternidade.
Aquele pois, que não amar e ensinar aos homens o desamor, será considerado o menor de todos entre os seres nascidos na terra e não terá sequer o direito de comparecer perante Deus para ser julgado e reconhecido como ser humano, porque ser humano é amar;
Porque eu vos digo que se o vosso amor não exceder o mero sentimento de posse, e o desejo egoísta de ter alguém para chamar de “seu”, não entrareis no reino dos céus, porque nele só habitam aqueles que desenvolveram, em suas vidas, esse filtro que elimina as impurezas da vaidade, do egoísmo, da ambição e do apego aos próprios desejos. 
Amai, pois, para que sejais chamados de Filhos de Deus, porque Amor é o Verdadeiro Nome dele. E nenhum outro caminho vos é dado para que chegueis ao Coração da Divindade.