CRÔNICAS

"O HÁBITO DA LEITURA É UM ESTÍMULO À CULTURA"!

A sede do saber levou-me ao hábito da leitura! A cada tema ou linha de raciocínio, vinha-me uma vontade terrível em mergulhar nas profundezas do conhecer. A busca do saber se tornou um constante desafio no processo de minha inculturação jornalística!

Vi-me estimulado ao hábito da leitura. Passou a ser um profundo momento de inspiração, pela leitura, a busca pela informação, que, sempre me traz luzes, sobre determinado assunto.

Através da leitura adquiri um maior poder de síntese, de julgamento e emissão de conceitos como jornalista que sou! Aprecio o conhecimento de vasta área da informação, sobretudo, sociologia, política e teologia, áreas que julgo molas mestras da sociedade. Não descarto a economia, geopolítica e esportes (futebol), não menos importantes na vida dos povos.

Deixo testemunhado, que, uma das maiores oportunidades de leitura foi o conhecimento integral da Bíblia Sagrada, abrindo-me horizontes do fenômeno da Revelação de Deus a um povo eleito. Uma excelente fonte de saber que me reportou a quatro mil anos de uma história fascinante.

Hoje, tenho uma biblioteca formada com excelentes títulos, que, me possibilitam momentos de pesquisas, quando se fizerem necessárias.

Observo ainda, que, através das leituras, aumentei a gama do meu vocabulário. Enriqueci meus textos e alarguei as possibilidades do meu discurso!

Por outro lado, as leituras abriram-me novos horizontes na forma de pensar, conceber e formar minhas opiniões num mundo tão rico de fatos diários... Afinal, os fatos acontecem a todos os momentos da vida da sociedade!

Conto ainda, com a riqueza da “História universal”, que, sempre me traz os porquês e as razões dos acontecimentos, sob o prisma histórico. Em que pese, afirmar, a ausência de uma memória coletiva de nossa gente, principalmente com relação à história de nosso próprio país!

Por fim, saliento que, todo o processo de enculturação, não pode prescindir do hábito da leitura. A aquisição do conhecimento, só se consegue lendo textos diversos, desde, livros a jornais, revistas, encartes telejornais, rádio e troca de conversas edificantes sobre determinado assunto que valha a pena discutir, pelo que venha apresentar alguma aquisição de conhecimento!

Jose Alfredo Evangelista - jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 21/07/2019
Código do texto: T6701450
Classificação de conteúdo: seguro