Viva!

Viva! Estou viva.

O dia amanheceu colorindo o céu de amarelo. Da janela senti a maresia adentrar a minha casa. Que bom apreciar a natureza, ouvir o som dos pássaros nas árvores. Estou viva. Poderia não estar!

Pequenos detalhes, porções. A quantas coisas damos importâncias que elas não têm? Hoje quero observar os detalhes do dia a dia. Que minhas pantufas aquecem os meus pés quando levanto da cama, que meus filhos estão em casa e dormem com seus rostos serenos. Moro no lugar dos sonhos de muita gente. Preparo o café antes de caminhar junto ao mar. Olho-me no espelho – estou viva. Poderia não estar!

Cumprimentar as pessoas, distribuir sorrisos e atenção, fazer exercícios, me arrumar para sair e tentar ganhar dinheiro... No final do dia, por mais que tentaram atrapalhar, posso dizer que além de estar viva, tenho uma casa para voltar e pensar no meu chuveiro... Abro a água, enquanto aquece, vou prendendo o cabelo num rabo no alto da cabeça. O contato com a água quente no meu ombro é uma carícia que vai descendo, rápido, me envolvendo. Água preciosa balbucia ao meu ouvido, esquentando, dando vigor, como se falasse comigo: está viva, então viva! Enrolada numa toalha macia que acaricia. Depois com a cabeça no travesseiro sinto o sono chegar.

Agradeço por mais um dia. Amanhã mais outro dia. Viva eu espero estar.

Poderia não estar.

A chuva caia alagando a cidade, meus olhos percorriam as ruas contando os desabrigados. Eram tantos ao relento. Tenho uma casa para voltar. Senti-me vivo, mas poderia não estar.

Um acidente, alguém foi atropelado, o motorista apressado, imprudente ou sei lá o que, machucou o pobre coitado. Olhei-me de novo no reflexo do espelho do ônibus cheio e me pus a pensar: estou vivo, poderia não estar!

Lembrei-me da hora que almoçava, da criança me pedindo: “moço paga uma comida pra mim?”, em sua mão, um saquinho de amendoim. Dividi com ela a refeição. Estou no mundo para partilhar. Sinto-me vivo, mas poderia não estar!

Em casa uma família linda me recebe com beijos, abraços e pulo no pescoço. Sorrio olhando tudo a minha volta. Agradeço a Deus por mais um dia de trabalho. Enquanto tantos nada têm, eu estou de volta ao meu lar. É muito bom estar vivo e perceber que poderia não estar.

Esse...

Assinou folhas de demissão. Participou de discussão. Fez negociatas suspeitas. Presenteou quem não merecia. Beijou quem não devia. Achava-se uma pessoa eleita.

Fez dinheiro para um futuro. Sem ter dado muito duro.

Comprou moeda estrangeira para a viagem. Pensou demais na bagagem.

Levou a mão ao peito. A dor alucinante. Não deu tempo de ir para o leito.

Viveu como se nunca fosse acabar. Nesse dia, exatamente nesse dia, sem esperar

Morreu duas vezes. Achou que vivia. Muitos igualmente estão assim. Que tal pensar?