EDUCAÇÃO E A CULTURA ANIMI

Grosso modo, em toda lavoura, o que se verifica é o ato de perfurar (lavrar) a terra com um arado para, logo em seguida, lançarem-se as sementes que, num período vindouro, germinarão e darão frutos. Os atos subsequentes ao plantio, o esmero e o cuidado com tudo aquilo que se plantou, costumamos chamar de cultura. Arar, semear e cultivar são, essencialmente, atos de fé, só planta e cultiva quem acredita no futuro! 
Dito isso, pode-se verificar que existe uma relação de semelhança entre o ato de educar uma criança e semear o campo. Uma criança faz lembrar uma semente, pois ambas são igualmente vulneráveis, embora possuam um grande potencial! A cultura do espírito (cultura animi) não passa de uma metáfora, uma transposição da cultura do campo (cultura agri). Em ambos os casos, o passado, o presente e o futuro estão interconectados e são interdependentes!
Os versos acima são uma singela tentativa de expressar meu entusiasmo pela cultura do espírito (cultura animi), pois educar é "lançar" sementes nas mentes de nossas crianças e adolescentes! Educar é cultivar valores abstratos como honra, ética e solidariedade, os quais não devem ser confundidos com os conhecimentos de viés acadêmico (científicos), igualmente importantes e necessários à formação do caráter do ser humano!
Osmar Ruiz Júnior
Enviado por Osmar Ruiz Júnior em 03/06/2018
Reeditado em 25/07/2018
Código do texto: T6354204
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.