CAUSOS

CONTO DE UM RECRUTA

Jose Alfredo

Quando fui recruta no quartel de Itu prestando o meu serviço militar obrigatório, quase sempre não tinha dinheiro e estava sempre duro! Vocês já viram o recruta com dinheiro? ...

Pois é, e quando nas sextas feiras éramos dispensados para voltar no domingo à noite para o quartel, eu me obrigava a pegar “carona, numa das avenidas que saiam para Sorocaba, minha cidade naquela época!

Então, eu e outros tantos companheiros de caserna, experimentávamos a inusitada experiência de pegar uma carona que iria à Sorocaba.

Era meio complicado, porque nem todos que passavam por ali, davam carona! Mas, na nossa persistência sempre parava um “filho de Deus” para nos ajudar e nos levar até a nossa cidade.

Certo dia, já estava a quase uma hora ali no ponto de sempre, e nada... Começou a bater a aflição de querer chegar na minha casa e ver meus pais, comer a comidinha da mama, dormir na nossa caminha, sair para o matiné ou ver um jogo do São Bento.

Quando acenei para um caminhoneiro que passava ele, parou e eu vibrei... Estava garantida a minha ida à Sorocaba... Eram quase 45 minutos de viagem...

O cara parou, e me perguntou se eu queria uma carona e eu lhe perguntei se ele estava indo para Sorocaba, quando sua resposta foi positiva bateu a felicidade no meu coração!

Mas, o bondoso caminhoneiro me disse: -“Olha moço tem um pequeno problema. Você não se incomoda de ir na careceria, pois aqui na cabine não tenho espaço, estou com dois acompanhantes”!

Eu lhe respondi que estava tudo certo e topava e então, ele voltou a me dizer: - “Mas você vai ficar branquinho, pois eu carrego sacos de cal”!

Eu não tinha escolha e encarei a experiência! Subi pela roda do caminhão, e fui me aninhar bem lá atrás da sacaria de cal, pois na frente não havia espaço.

Então iniciamos a viagem, sob o vento, que, batia no sentido contrário e me salpicava de cal. Mudei da cor verde oliva da minha farda para o “branco leite”!... (rsrs)

Quando chegou a Sorocaba, o motorista parou e me perguntou se estava tudo bem e eu, lhe disse, que, estava ótimo só, que, todo borrado daquele pó branco de cal! (rsrs)

Agradeci a carona e segui a pé até minha casa com todos os olhares pra cima de mim, pois, parecia uma vela ambulante! (rsrsrs)

Nas caronas seguinte eu tratei de ficar bem atento para ver o que tinha nas carrocerias se fossem caminhões! Coisas de recruta do Exército!

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 07/12/2018
Reeditado em 11/12/2018
Código do texto: T6521227
Classificação de conteúdo: seguro