PODER

Como pode, tão ingênuo e criança, sentado no banco azulado do transporte metade sujo metade escuro, com as perninhas a balançar, a ler qualquer coisa de qualquer placa, porque aprendera a ler semana passada, já saber que as coisas não só existem, mas precisam ser compradas.

Como pode, tão mocinho e amarelo, já doer o coração por não ter pra si o chaveirinho do homem de ferro.

Como pode, pequeno assim, tão espoleta, corre pelo ônibus, equilibra-se como numa prancha de surf, ouve uns gritos e aquieta-se, querer o sorvete mais caro sem o desejo pelo sabor, mas pela maleta.

Como pode, tão bobo e questionador, rei do seu próprio mundo e das suas aventuras o desbravador, pedir com insistência tudo aquilo que julga de valor.

Como pode, querer o nível acima, de alguma forma que não sabemos, de uma forma que nos entristecemos, querer ter o que crianças não pedem, ou antes não pediam, como o poder de apenas ter.

Como pode, tão novo, sem experiência, já ter em sua mente a maldita ciência de tudo aquilo que mata, corrói, desalimenta, destrói e tormenta o coração humano, que num simples poder e querer, desumaniza-se e torna-se mais algum odioso aspecto do nosso ser.

Amélie Chamborro
Enviado por Amélie Chamborro em 20/07/2019
Código do texto: T6700385
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.