A SAGA DO SABUGO - Comento

Por Airton Soares

A escritora Dalinha Catunda, em seu cordel A SAGA DO SABUGO, consegue penetrar na medula da nossa intimidade fisiológica com muito humor, mas sem quaisquer resquícios de chuleza aparente.

De início, nossa atenção se volta para o título. Por dois motivos: primeiro, pelo o emprego da figura de linguagem aliteração e segundo, porque as palavras A SAGA e SABUGO, nos remetem à ideia de magnitude e pequenez respectivamente. É a opulência de “SAGA” contrastando com este secular refugo que se torna 'magno' diante uma “precisão”.

Dalinha, evidencia mais uma vez sua ousadia, desta feita ao narrar a história do indispensável, simples, sem escolha... sabugo. O mais utilizado, senão o único `ILB' (Instrumento Limpatício Bundal. ) de que se tem notícia.

(...)

“Quem é que vai recusar,

De com ele se limpar

Se não há escolha afinal?”

E, para as gentes chiques, modernosas e com boca de espanto, a cordelista de Ipueiras, sapeca estes versos, cortando-lhes as `asas' ao dizer, com propriedade, que o sabugo já limpara a bunda da alta sociedade:

“Não fiquem de boca aberta.

Nem pensem que é novidade.

Ele já foi muito apreciado,

Nos campos e na cidade.

Passou na bunda de gente

Que se dizia bem decente,

E de uma alta sociedade.”

E por fim, a poetisa diz que o sabugo nos “tempos idos era tido / como a melhor solução” pois “ele limpa, coça e penteia” e quem hoje o sabugo renega “já teve ele nas prega” E desabafa com Ele: Meu Deus! Que ingratidão.

* Visite o Cantinho da Dalinha! ( A F A I E N S E )

* Sugue e sorva o que há de melhor da Cultura Nordestina!

* Sabuque-se do excesso desta higiênica “selva de pedras”!

- - - -

Acesse o linque e leia o cordel na ìntegra:

http://cantinhodadalinha.blogspot.com/2010/01/saga-do-sabugo.html