Mercúrio

Mercúrio

A Augusto de Campos, Hugo Pontes e Steven Spielberg

“que o futuro é nosso permanente” E. M. de Melo e Castro,em: “Versão Livre de um Soneto de E.E. Cummings” em Transparências, 1990.

Estendo a vista pela Aldeia Global (1) ,

Vivo na era da comunicação,

Ou já será esta a da informação?

Chupo balas Toffler (2), leio o Capital (3)!

Abraham (4)as portas da percepção (5),

A vida é Dürer (6), a carne é Moles (7),

Tomo a estrela do Absinto(8) aos goles!

Vejo me, a cara na televisão!

Busco na internet novos algúrios,

Quem Michio em Kakus (9) do licor d’alquermes?

Do meu celular ouço uns murmúrios....

Coloco chips De Fleur (10) sob a epiderme,

Como Roman (11), à ferida uso Mercúrio (12)...

Minh’alma virtual é ligeira como Hermes...

__________________________________

Notas:

1. Expressão cunhada por Marshall Macluhan, um dos principais teóricos da comunicação nos anos 60.

2. Trocadilho com o nome de Alvin Toffler, autor de obras acerca da era da comunicação (O Choque do Futuro; Terceira Onda), da mídia e da informação com o nome das balas toffe, feitas de caramelo.

3. Obra de Karl Marx.

4. Abraham Moles, teórico da comunicação e da informação, com obras como A Sociodinâmica da Cultura, Teoria da Informação e Percepção Estética e O Kitsch.

5. Obra de Aldous Huxley.

6. Trocadilho com o nome do pintor alemão barroco-renascentista Albrecht Dürer.

7. Vide nota 4.

8. Obra de Oswald de Andrade, 1927. E também a expressão se refere à uma estrela apocalíptica, para alguns místicos e esotéricos caracterizada como o planeta Vênus. Absinto: bebida que foi uma das marcas da Bélle Epoque parisiense.

9. Trocadilho com o nome de Michio Kaku, autor de livros de divulgação científica como Hiperespaço, e que anuncia uma era dominada pela tecnologia e pelo conhecimento avançado da astrofísica. Seu discurso tem um forte apelo futurista.

10. Melvin De Fleur, autor de Teorias da Comunicação de Massa.

11.Trocadilho com o nome de Roman Jakobson, grande lingüista e estudioso da comunicação e a fruta romã. Entre os judeus de origem ocidental existe o costume de colocar sementes da fruta embaixo do travesseiro na passagem do Ano Novo Judaico, comemorado em setembro. Faz-se isso para atrair sorte, saúde e dinheiro no próximo ano.

Na mitologia grega, Perséfone, filha de Demeter e deusa da terra e da colheita, foi levada para o inferno por Hades, deus das profundezas. Jurou não comer nada no cativeiro, mas não resistiu a uma romã. Comeu seis sementes. Quando Hades afinal perdeu Perséfone para Demeter, teve a permissão de ficar com ela durante seis meses de cada ano, por causa das sementes. Esses seis meses se tornaram o inverno. Na mitologia iraniana, o fruto desejado da árvore sagrada é a romã e não a maçã, como na religião cristã. O chá das folhas é utilizado na medicina popular para infecções nos olhos e o suco do fruto para aftas na boca.

12. Observe que após a referência à romã / Roman, o poeta afirma que para curar uma ferida usa mercúrio, embora a romã seja utilizada para curar feridas como a afta. Mercúrio, com letra maiúscula, referência romana ao deus mitológico Hermes dos gregos.

Jayro Luna
Enviado por Jayro Luna em 15/11/2006
Código do texto: T291876
Classificação de conteúdo: seguro