PEDAÇOS DE UM CONTO II

O pequeno Ildo tinha 9 anos, adorava ver o pai levantar cedo; pois odiava levantar junto, é mais simbólico o observar do que o praticar. A mãe o reduto plausível de Ildo ele a chamava de rainha, e ela ensinava a hierarquia da família...

No jantar sempre uma frase era citada por Filipa ensinando seu filho Ildo a se engajar na vida e com repertório, era proclamado na mesa Fernando Pessoa, o teatro de Antônio Abujamra e apresentado quem foi Dom Pedro II... Acontecia o que hoje é chamado de homeschooling (Ensino doméstico).

Naquela noite a mãe de Ildo disse ao milindroso menino, daqueles que querem mudar o mundo mas seus pais sabem de sua incapacidade imposta ou subserviente que eles mesmo opuseram a Ildo. "Todas as calamidades do mundo vêm da língua. Se os homens não falassem, tudo correria muito bem". A frase era de Monteiro Lobato.

Enquanto a comida descia e o cérebro do menino degustava, seu Lido de 63 anos interviu. - Deixa disso mulher, você só diz o que houve nos livros e pensa que entende no rádio; Ildo pediu mais batata no momento, e dona Filipa já cansada de requerer do filho o que ela nunca chegou perto ser, o mandou deitar.

Seu Lido foi junto com o moleque no colo, Filipa lavou e arrumou tudo, pegou seu rádio, papéis e canetas ás tintas e seria outra noite adentro tentando escrever seu próprio nome, Filipa desejava ser Cora Coralina. Seu Lido o próximo Dom Pedro ou um palhaço, a desgraça é que nunca perguntaram o que Ildo queria ser...