Grandes Poemas (1)

OS UTENSÍLIOS

(Ledo Ivo)

No galpão guardamos as enxadas enferrujadas.

E lá elas esperam a morte, como os velhos nos asilos.

Esta foice não está mais afiada. Este ancinho

já não sabe limpar o cisco do pomar.

Mas não nos desfazemos de nada — é a nossa lei.

No depósito escuro onde repousam escorpiões

está até a chave que não abre nenhuma porta.

Perfil de Lêdo Ivo

(do Site Ave Palavra http://www.avepalavra.kit.net/poesia.htm)

"Poeta, romancista e ensaísta, Lêdo Ivo é alagoano de Maceió, onde nasceu em 1924. Residente no Rio de Janeiro desde 1943, estreou em poesia com a coletânea As Imaginações (1944). De lá para esta data, seguiu-se uma numerosa fileira de títulos em vários gêneros. Os de poesia, 23 livros, foram reunidos no volume Poesia Completa 1940-2004 (Topbooks).

Historicamente, Lêdo Ivo é incluído na chamada Geração de 45, da qual é um dos nomes mais conhecidos. Com 60 anos de exercício poético, seus textos abraçam formas e temas variados ao longo do tempo. Entre os traços que perpassam quase toda a sua trajetória estão as imagens marítimas, como se pode observar em "Cemitério dos Navios", e uma persistente influência do simbolismo. Todos os poemas que selecionei para este boletim enquadram-se nessa vertente lírica.

Nos agitados anos 60, o poeta também aderiu à chamada poesia participante, escrevendo versos de marcado conteúdo social. Mas, como quase sempre acontece nesses casos, os poemas dessa fase não estão entre o que há de melhor em sua produção. Lêdo Ivo é membro da Academia Brasileira de Letras."

Nelson Oliveira
Enviado por Nelson Oliveira em 25/11/2005
Código do texto: T76322