Cada poema que leio

Hoje eu só queria

Deitar-me no teu seio;

Tu sabes, cada poema que leio,

é seu por direito,

E, se deles me aproveito,

Sinto-me refeito;

Eu quero mesmo

é descansar no teu colo,

Perder-me nesse olhar que pousou,

e me olhou de olhos cerrados,

Junto aos pelos eriçados

pelo arrepio que causou ...

https://www.youtube.com/watch?v=P0K8CHbMhmw

A Liberdade Tem Dois Lados

Osho,

Curtir suas meditações deu-me a sensação de liberdade de não pertencer a nenhum lugar específico, país ou mesmo nacionalidade. É realmente genial. Me senti capaz de mover-me sem muito medo e de estar comprometido sem sentir-me aprisionado. Então por que, depois de nove anos, eu sinto uma tristeza amarga misturada com esta sensação de liberdade?

A liberdade tem dois lados e se você tem somente um lado dela, um único lado, você sentirá liberdade misturada com tristeza. Então você tem que entender toda a psicologia da liberdade.

O primeiro lado é liberdade de: nacionalidade, de uma certa igreja, de uma certa raça, de uma certa ideologia política. Esta é a primeira parte da liberdade, a base da liberdade. Sempre é de algo. Uma vez que você tenha alcançado esta liberdade, você se sentirá muito leve, muito bem e muito feliz. E pela primeira vez você começará regozijar-se em sua própria individualidade, porque sua individualidade estava coberta de todas aquelas coisas das quais você se tornou livre.

Mas isto é somente a metade e então logo virá a tristeza, porque a outra metade está faltando. A liberdade de está preenchida, mas liberdade para quê? Liberdade em si mesma não tem significado a menos que seja liberdade para algo, algo criativo – liberdade para esculpir, liberdade para dançar, liberdade para criar música, poesia, pintura. A menos que sua liberdade se torne uma realização criativa, você se sentirá triste. Porque você vai ver que você está livre, suas correntes estão quebradas, você não tem quaisquer algemas, você já não tem qualquer corrente, você não tem qualquer prisão, você está de pé sob a noite estrelada, completamente livre, porém para onde ir? Então vem uma tristeza repentina. Que caminho escolher? Até agora não havia nenhuma questão de ir a qualquer lugar – você estava aprisionado. Toda a sua consciência estava concentrada em como ficar livre, sua única ansiedade era como ficar livre. Agora que você está livre, um novo tipo de problema tem que ser enfrentado. O que fazer agora que você está livre?

Somente a liberdade em si mesma não significa nada, a menos que escolha um caminho criativo. Ou você vai mais fundo na meditação para auto-realização – é disso que eu estava falando: a não ser que você se torne como Premda, grávida – ou se você tem um certo tipo de talento que não foi permitido desenvolver por causa de seus grilhões - você não podia dançar porque seus pés estavam acorrentados. Se você tem um talento para ser um bailarino, então seja um bailarino. Então sua liberdade está completa, então o círculo está completo.

Liberdade de e liberdade para – isto não é algo novo que você está enfrentando. Está sendo enfrentado por cada pessoa que luta primeiro por liberdade e então de repente descobre: ‘Agora que eu estou livre, o que eu vou fazer?’ Até agora ele estava tão ocupado, tão comprometido, muito ocupado mesmo. Até em seus sonhos ele estava pensando somente em liberdade. E ele nunca pensou sobre o que ele irá fazer quando ele tiver a liberdade.

O que aconteceu é bonito. Mas algo mais é necessário. Você tem que se tornar um criador. Você tem que encontrar alguma criatividade que preencha sua liberdade, do contrário a liberdade é vazia. Você precisa criar algo ou descobrir algo. Trazer o seu potencial para a realidade ou ir para dentro para encontrar o seu ser, mas fazer algo com a sua liberdade.

Liberdade é somente uma oportunidade para você. Não é o objetivo em si mesma. Simplesmente lhe dá toda a oportunidade para fazer o que queira fazer. Agora você é livre e você se sente triste, porque você não usou esta oportunidade ainda. A meditação vai fazer, a música vai fazer, a escultura vai fazer, a dança vai fazer, o amor vai fazer. Mas faça algo com sua liberdade. Não fique apenas sentado com sua liberdade, caso contrário você ficará triste.

Osho, Sat-Chit-Anand: Truth-Consciousness-Bliss,