A Formanda

A FORMANDA
Miguel Carqueija

Este é um dia tão legal
que na vida eu vou curtir:
já me sinto a maioral
e hoje nem vou dormir!

Mamãe já me carregou
nos braços de tão feliz,
e hoje contente eu vou
pra festa que eu sempre quis!

Sim, foi muito sacrifício
pra chegar onde cheguei;
o trajeto foi difícil
mas agora eu me formei!

O diploma não é tudo
mas pra mim é uma porta
e depois de tanto estudo
vai chover na minha horta!

Noites insones não foram
em vão, vocês podem crer;
fora corujas agouram,
aqui dentro fico a ler!

Minhas pestanas queimaram
pois levo a sério estudar;
com pena meus pais ficaram,
mas sempre a me incentivar!

Perder uma faculdade
seria uma dor ingrata;
que bom que em tão tenra idade
já completei esta etapa!

E a beca eu vou usar
com muita dignidade;
e a minha irmã vai filmar
e vai pra posteridade!



Sei, não vou estar sozinha
e com colegas felizes
eu direi bem contentinha:
já não somos aprendizes!

Quando relembro o passado
me sinto alegre e serena,
apesar de todo o enfado
estudar valeu a pena!

Deixar diversões de lado,
não ver nem televisão,
não procurar namorado
e viver sob tensão...

Mas todo esse sacrifício
acaba recompensado
pois sem cultura é difícil
viver num mundo enrolado!

A vida não é eterna
mas enquanto aqui estou
sigo com minha lanterna,
em busca da luz eu vou!

Depois, no Reino do Deus
onde espero vou chegar,
com os entes queridos meus
de tudo vou me lembrar!

A trajetória da vida
percorre o mal e o bem:
e às vezes é tanta lida
que chega a cansar também!

Porém minha formatura
dá alento pra prosseguir;
já me sinto mais madura
e com Fé irei seguir!

(1/5/2017)





CLÉA, EDNA E RITA

(Rita Venâncio)

 

Da escola guardo dois momentos distintos e interligados que se referem ao estudo da língua portuguesa, às palavras: a primeira vez que amei a língua portuguesa foi estando na quinta série, na imagem da professora Cléa, a responsável pelo despertar e florescimento desse amor; a segunda, na oitava série. Era, então, aluna da professora Edna, que me ensinou os primeiros traços da literatura. Nessa época descobri, lendo os primeiros dez livros da coleção Para gostar de ler, da Editora Ática, que eu gostava realmente de mergulhar nos livros. As crônicas entraram em minha adolescência e com elas autores como Paulo Mendes Campos, Murilo Rubião, Carlos Drummond de Andrade e Rubem Braga. 
 
Hoje, na faculdade, descobri Guimarães Rosa, e com ele, as inúmeras possibilidades da língua através da experimentação verbal presente em sua prosa.
 
A lembrança que guardo das escolas de minha infância e adolescência – situadas em cidades diferentes, em épocas diferentes – talvez seja uma imagem poética, mas uma imagem muito presentificada naquelas duas professoras. Foram elas – uma de Comunicação e Expressão e outra de Literatura – que me fizeram descobrir e cultivar uma relação tão intrínseca e ao mesmo tempo melíflua com as palavras, a língua e os livros. Narro experiências vividas em escolas públicas. 
 
Não foi uma experiência traumática como a narrada por Fernando Sabino no texto A última flor do Lácio, nem uma experiência do misturar dos falares da canção Língua, de Caetano Veloso, mas foi a minha experiência. O contato positivo que guardo hoje comigo e pretendo levar adiante, na perspectiva ainda um tanto quanto verde do ser professora. No desejo de ser educadora, na extensão ampla e completa do que isso realmente significa.
 
Estou, como aluna do Curso de Letras, construindo conhecimentos em sala de aula. Conhecimentos que possam permear os caminhos futuros, na escola que todos querem. A escola que acolherá os professores que aqui se formarão.
 
E que não seja uma escola feita apenas de tijolos, material concreto. Que nela haja espaço não apenas para as regras da gramática normativa. Que esse espaço da linguagem seja preenchido pela interação entre alunos e professores, com contato variado da leitura, na representação do poema, da música e da experiência de vida que cada um traz em si.
Talvez eu consiga deixar na lembrança de algum aluno as imagens positivas das professoras Cléa e Edna sendo, amanhã, também a professora Rita.
 
Talvez seja preciso ler Guimarães Rosa para compreender que a língua portuguesa está muito além daquela encerrada nas páginas da gramática normativa. 
 
RITA VENÂNCIO



Nasci Rita de Cássia Almeida Venâncio, em Castro Alves/Bahia, terra do poeta Castro Alves. Fui ainda criança para a cidade satélite do Gama/D.F, onde morei até os meus quinze anos. Em 1984 retornei para Castro Alves. Moro em Salvador desde 1988.

Sou formada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador, com especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia. 

Escrevo desde que sou adolescente. Atualmente dedico-me à composição de haicais. Considero-me Poetisa e identifico-me muito com essa palavra e o que ela significa. 

Sou leitura compulsiva - o que é um excelente vício. Dentre os meus escritores preferidos cito Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Eça de Queirós, Florbela Espanca, Jose Saramago, Lya Luft e uma relação quase infinita. 

Penso que os livros são amigos feitos de palavras. E as palavras são o meu combustível poético.


 

FORMATURA

JOYCE LIMA
 
Afinal, o que é uma formatura? Qual o significado de uma formatura? É formar. É festa tão esperada! É a consagração de um campeão, momentos de glória de um vencedor. Nesse momento, o formando é rei, é rainha. Parece um conto de fadas, não é mesmo? Cada um sonhou e planejou o seu momento, vestido de princesa, cabelos de rainha e sapatos de Cinderela, sem faltar a carruagem. Indumentária de príncipe, cavalo branco, o rigor toma conta do formando. É dia de festa no palácio!
Mas...
Não pense que sempre foi festa. Não, não foi! Geralmente, os momentos de festa são antecedidos por momentos não tão bons, momentos de cansaço, de desânimo e de dor.
Quantas vezes você pensou em desistir, mas uma força que você pensava que vinha de você... Não, essa força era divina. Essa força era dada por Deus porque você, em muitos momentos pensava não ter forças.
 
E se...
Por acaso, não tiver a festa... Mesmo assim, haverá formatura.
Você pode não querer participar da festa, por distintos motivos. Isso não vai alterar a sua condição de formando(a), embora esse momento seja seu modo de festejar com você e com os colegas, isso não lhe tira o mérito.
A festa da formatura é um momento de congratulação, ocasião em que funciona como uma despedida ao mesmo tempo em que sinaliza um novo começar. Se você não tiver condição financeira para participar da festa, não se desespere, a sua vitória já lhe foi concedida.
 
Entretanto...
Se desejar participar da festa, vá em frente. É um momento de comemoração com amigos e familiares. Momento de sorrir, agradecer e comemorar. Você, formando(a) é príncipe ou princesa da festa, há uma carruagem à sua disposição nesse dia. Formatura não se faz todo dia, mergulhe nessa festa, viaje por esse mundo encantado, na certeza de que a formatura é apenas um começo de uma longa história de conquista e de realização que dependerá muito da sua relação com o mundo e consigo mesmo.


JOYCE LIMA

Doutora em Educação, pela Universidade São Francisco, com doutorado-sanduíche na Universidade de Lisboa, bolsista da CAPES. Mestra em Educação com ênfase em Educação Ambiental, pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Bióloga, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e formação em Magistério, pelo Instituto de Educação Régis Pacheco - Jequié-BA.






 
 
A Formanda

Ana Paula Diniz

 
Eu tenho insônia e amo café, tenho mesmo de deixar de tomar café antes de dormir.
Gosto de levantar e escutar o silêncio na madrugada e se tiver barulho de chuva é ainda melhor.
Eu escrevo, passo boa parte do meu tempo lendo e escrevendo, gosto de política e vario a saber sobre o habitat dos pandas.
Sou formanda em Comunicação Social, uma profissão que aparentemente é algo que se escolhe quando faltam oportunidades, mas isso não é verdade.
Eu por exemplo escolhi a profissão desde que entrei na quinta série do ensino fundamental, eu nunca fui uma boa aluna que tirava excelentes notas, eu sempre passei raspando, tenho déficit de atenção.
Na vida precisamos entender que não é a profissão que você escolheu que faz você e sim quem é você que faz com que tenha a profissão que escolheu.
Estou em processo de conclusão, mas não deveria ser o oposto? Pois é agora que vai iniciar uma outra etapa da minha vida, prefiro pensar que é apenas o término de um módulo e não o fim, pois ainda quero continuar estudando.
Tenho uma fome gigante por conhecimento.
Perguntaram-me se a vida de universitária é ruim.
Esclareci que não, mas que também não é a melhor vida, mas estamos aqui para viver um dia de cada vez, dia a dia vamos chegando ao fim de mais um módulo.
Passados quatro anos, as dúvidas e incertezas de um futuro tomam espaço, mas eu preciso continuar.
Faço parte da turma de humanas, e ser humano é um complexo de incertezas o tempo todo.
 

(Ana Paula Diniz)


 
Eu Ana tenho 29 anos, sou formada em Comunicação Social, Rádio, TV e Vídeo, estudante de Psicologia Positiva e aspirante com muito entusiasmo a escritora desde os meus 12 anos.
Uma vez que foi dado o primeiro passo, só nos resta permanecer na caminhada.





 
Culto de Ação de Graças - MENSAGEM DE ABERTURA

LETI RIBEIRO
 
A emoção do momento é muito grande, aquela  vontade de sorrir se mistura com a vontade de chorar,  é muito emocionante...
 
Com certeza vai marcar no coração de cada um de nós este momento, por isso começamos nossas comemorações da maneira certa, agradecendo primeiramente a Deus.
 
A forma mais linda de agradecer a Deus é estar aqui no templo do Senhor, bendizendo o Teu nome, Cantando e prestando louvores ao altíssimo, bendito seja o seu Nome Senhor...
Pois é o que a Bíblia nos diz: há tempo para todo propósito embaixo do céu, cito Eclesiastes 3:
•Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. 
•Há tempo de nascer, e tempo de morrer; 
•Tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; 
•Tempo de matar, e tempo de curar; 
•Tempo de derrubar, e tempo de edificar; 
•Tempo de chorar, e tempo de rir; 
•Tempo de prantear, e tempo de dançar; 
•Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras;
•Tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; 
•Tempo de buscar, e tempo de perder; 
•Tempo de guardar, e tempo de lançar fora; 
•Tempo de rasgar, e tempo de coser; 
•Tempo de estar calado, e tempo de falar; 
•Tempo de odiar, e  tempo de amar;  
•Tempo de guerra, e tempo de paz.... 
E também acrescento tempo de plantar e tempo de colher... 
Porque quem planta boas sementes, colhe bons frutos, estamos no tempo de colheita.
 
Por isso digo que hoje é nosso tempo de agradecer... 
Obrigado Senhor, por nos abençoar, dar saúde e paciência para podermos chegar até aqui.
 
"Provai e vede como o Senhor é bom, feliz o homem que encontra nele o seu refúgio" Salmos  33:1. 
 
Se o Senhor não tivesse sido o nosso refúgio, o nosso porto seguro nas horas de tempestades e ventos contrários, o barco da vida teria se perdido na imensidão do infinito.
Mas a certeza de que Ele nunca nos abandonou é que nos dá regozijo neste momento de vitória, dizemos com o coração agradecido: Obrigado, Senhor!
 
Ao mesmo tempo  renovamos a nossa confiança, para pedir que continue a nos guiar em nossa caminhada profissional.
 
Que esta formatura seja uma das muitas vitórias a fazer parte de nossas vidas.
 
Homenageamos os professores que com imenso conhecimento, demonstraram dinamismo em suas aulas e uma paixão por projetos que contagiou toda a turma, transformando tudo que não conhecíamos, num laboratório de aprendizado, trabalhando sempre com seriedade, profissionalismo e se empenhando em dar boas aulas, possuidores de uma excelente didática e muitos brincavam fazendo com que tudo parecesse muito fácil...
 
Quanto na verdade não era bem assim, passa um filme na cabeça da gente... Poucos conseguem persistir, ao ter que passar madrugadas estudando... Não comparecer em festas, desmarcar viagens, feriados inteiros estudando para provas discursivas, chegar em casa de madrugada após as aulas e  encontrar o filho dormindo... 
 
Estar ausente na família em momentos difíceis e ter que contar com o carinho e compreensão dos seus... Estes que torceram por nós todos os instantes, nos ajudando com apoio...Quer seja moral, financeiro, presença e energia... 
 
E hoje estão aqui, comemorando conosco, porque sabemos que parte desta vitória é devida a eles também, o nosso reconhecimento e nosso obrigada de coração a vocês que tanto amamos.
 
De certo o mundo mudou, para que  haja o desenvolvimento sustentável da humanidade, a sociedade depende daqueles que dominam a arte de desenvolver e criar, portanto temos que ter consciência sempre de fazer o nosso papel, fazendo nosso melhor, acreditar na força de uma idéia,  usando a inteligência dada por Deus a nós e o conhecimento adquirido ao longo deste curso para mudar nossa  realidade. 
 
Nosso intuito é colocar o melhor do aprendizado com a ciência e tecnologia a serviço da sociedade, essa é uma de nossas missões, a tecnologia é capaz de transformar o mundo rapidamente e atender as necessidades atuais de mercado, com eficiência e profissionalismo.
 
Felizmente , aqui estamos, nosso grande dia, e com louvor, porque pela primeira vez o Grupo Uninter tem uma formatura em Belo Horizonte/MG de graduação de Tecnólogos.
Sim, nossos cursos superiores, com formação de novos Gestores de negócios, Gestores de marketings, Educadores, Secretários, todos hoje têm competência para assumir no mercado como bons profissionais.
 
Somos hoje nova geração com visão de mercado e tecnologia aplicada, seriamos o  “top de linha” da sociedade? 
 
Tudo depende de você, de onde quer chegar, este é o fim de uma trajetória e o início de uma nova etapa de nossas vidas, somos convidados a seguir em frente para atingir nosso ideal. Ou seja, quer sendo um excelente empresário, um excelente funcionário, mas seja o seu melhor, porque Cristo, o Mestre dos Mestres, diz: tudo que façais, façais conforme as suas forças... 
 
E Deus nos criou à imagem e semelhança de Deus, nos criou perfeitos com saúde e inteligência, e com capacidade de desenvolver a cada dia, se você crê, você chegará lá. É assim, você conseguirá sempre, porque será abençoado, por reconhecer que com Deus único e verdadeiro, podemos tudo!!
 
Faça sempre o seu melhor, como dizia  Madre Tereza de Calcutá: O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor...
 
Eu sou uma gota no oceano, mas digo: Que faço parte deste oceano... São pequenas  gotas que formam a chuva, as chuvas que formam os riachos que correm para os grandes rios, rios estes de água viva, ate mesmo grandes mares doces como o Rio Amazonas, que é o maior rio de água doce do mundo...
 
Sim, pequenas gotas... Pequenos gestos, que seja melhorando a vida apenas ao nosso redor, conseguiremos fazer a nossa parte para o mundo melhorar, para a sociedade  melhorar a cada dia, pelos nossos idéias, pelos nossos filhos, pelo filhos dos nossos filhos...
 
Porque somos filhos do Pai! Sim, tu és um príncipe, ou uma princesa, és filho do Rei dos  Reis, Senhor do Senhores, és filho do Altíssimo, tu és filho de Deus...
 
Durante o curso, estes 2 anos e meio,  estive todo tempo em minha vida com uma luta constante pessoal. E às vezes me indignava com algumas coisas que não achava justo ... E ter sempre que fazer o certo e não ver o resultado aqui diante dos meus olhos.
 
Então um dia parei e refleti e mudei meu pensamento e continuei com força de vontade para chegar hoje aqui, e o que senti está no conteúdo desta mensagem que irei ler, pois sentindo assim, pude continuar sem olhar para trás e alcançar a linha de chegada, e hoje estou aqui agradecendo.
 
Porque reconheço a presença constante de Deus em minha vida, porque sei que posso todas as coisas Naquele que me fortalece: 
 
"ASSIM MESMO
Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-as assim mesmo.
Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.
Seja gentil, assim mesmo.
Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.
Vença assim mesmo.
Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto assim mesmo.
O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo.
Se você tem Paz e é Feliz, as pessoas podem sentir inveja.
Seja Feliz assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo.
Veja que, no final das contas, é entre você e DEUS.
Nunca foi entre você e as outras pessoas.
Madre Teresa de Calcutá."
 
Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer. E este desejo hoje se faz real, PARABÉNS FORMANDO. QUE CRISTO CONTINUE GUIANDO O SEU CAMINHO.
 
De dentro do meu ser: Leti Ribeiro



Leti Ribeiro
 
Elieti Mendes Ribeiro Estevão, pseudônimo LETI RIBEIRO, nascida na cidade de Belo Horizonte/MG. Com formação Acadêmica em Gestão de Negócios, Fatec/PR;     
No ano de 2013 iniciei com postagem de textos no site do Recanto das Letras, pois, embora com pouco tempo para dedicar-me à literatura, gosto muito de escrever minhas poesias, contos, crônicas e outros gêneros. Cada ano que passa tenho aprendido muito com meus amigos escritores que acompanham e compartilham meus trabalhos. Considero a escrita um refúgio e complemento ao meu modo de ser. Por vezes, é emocionante sentir que as palavras escritas mudam nossas vidas. E por isso, cada dia creio mais que as palavras tem poder. 
 
Já participei de antologias organizadas pelo Escritor Miguel Carqueija, que publicou em E-livros no site Recanto das Letras: Flores do Recanto I, Flores do Recanto II, Flores do Recanto III e IV e agora esta segunda antologia edição Especial de Natal. 
 
No Natal sempre me alegro e considero importante dar glória ao nosso Senhor neste dia especial e junto com as amigas poetisas realizar esta homenagem ao nosso Senhor, é uma grande alegria. JESUS É NOSSA LUZ! Celebremos ao Autor de nossa Fé, Poderoso, Miraculoso, Príncipe da Paz. Somente Cristo merece nossa honra e glória. Amém!
 
De Dentro Do Meu Ser: 
Leti Ribeiro


(da antologia Flores de Natal 2)


 
 
 Imagens: 1) formandas comemorando, pinterest; 2) formanda sendo abraçada, pinterest; 3) graduanda de High School (equivalente nos USA ao nosso segundo grau), pinterest; 4) fotografia de Rita Venâncio, gentilmente cedida por Rita Venâncio; 5) formanda de branco, pinterest; 6) foto de Joyce Lima, gentilmente cedida por Joyce Lima; 7) formanda de azul, pixabay; 8) retrato de Ana Paula Diniz, gentilmente cedido por Ana Paula Diniz; 9) pré-graduandas brincando na grama, pinterest; 10) foto de formatura de Leti Ribeiro, gentilmente cedida por Leti Ribeiro; 11) formanda exibindo o diploma, pinterest.