SÉRIE DE POETRIX - TEMA MODA  II



POÁS: círculo ou bolinha de uma cor sobre um fundo de outra cor. Bolinhas tornaram-se comuns na roupa no final do século XIX no Reino Unido ficando popular com a chegada de imigrantes do leste europeu na América também no sec. XIX. Eles trouxeram a Polka, uma dança de origem polonesa muito animada e que fez muito sucesso na época (o pós guerra foi uma época de descontração, prosperidade e alegria) e os movimentos circulares dessa dança animada inspirou a criação da estampa de bolinhas.
Há ainda quem atribua a paternidade da estampa ao produtor cinematográfico Walt Disney, pois a personagem Minnie Mouse foi criada em 1928 e ele queria algo diferente das listras e xadrezes (que “bombavam” nos catálogos de moda da época) e a ratinha ficou mundialmente famosa com sua roupinha maravilhosa de poás.
Fonte: By@ internet

 



RIMAS CRUZADAS: São as que seguem o esquema ABAB.

XADREZ: O Xadrez  de um modo geral é um jogo de estratégia, também considerado uma arte e ciência. Na moda, o xadrez virou uma estampa clássica independente da estação. Essa estampa  está geralmente associada às roupas dos escoceses desde o século XVIII, mas segundo descobertas arquelógicas os celtas já usavam essa padrionagem de estampa.
Há diversos tipos de xadrez tais como Pied Poule, príncipe de gales,vichy, tartan e outros. O Tartan é  o  estilo clássico de xadrez e inclusive usado pelos escoceses. O xadrez da sacola com meu poetrix é uma estampa tartan.
Fonte: by@internet
 




MIDI: No mundo da moda  midi é um comprimento que começa após o joelho e pode ir até quase o fim da panturrilha
 Ps.: Aristocráticos nesse poetrix  referem-se às listras verticais, não necessariamente da sacola, mas do mundo da moda e tem história.
Embora na Idade Média, as listras fossem reservadas a pessoas banidas da sociedade, doentes ou então bandidos, isso foi mudando com o tempo, e assim, as listras verticais passaram a ser usadas com exclusividade pela aristocracia,  Segundo estilistas as listras verticais alongam a silhueta.
Fonte: by@internet
 



MIX DE ESTAMPAS: É o uso de diferentes estampas no mesmo Look tipo, saia de listras com blusa floral e assim vai. O mix de estampas promete colorir com estilo e atitude a moda atual, sendo uma quebra de regra na moda. O importante é saber combinar fazendo combinações com estampas clássicas e neutras com outras. As listras e os poás, por exemplo, são estampas neutras e clássicas .

Fonte: by@internet
 




TIE DYE: Termo inglês que significa ( 'amarrar e tingir'). É, portanto, uma técnica de tingimento artístico de tecidos. Essa estampa tie-dye, característica do movimento hippie se popularizou nos anos de 1960 e 1970 e voltou a fazer sucesso quase que unânime no mundo da moda neste período de quarentena.
Fonte: by@internet
 


Meus poetrix  com tema moda e as explicações dos termos. Espero que gostem. Falta apenas uma série rsrs