Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Ele pode retroceder e mudar os fatos

                     Ele veio de Vênus. Na Grécia foi camponês. Em Roma gladiador. No Japão imperador. No Brasil nasceu Jessé e mora na rua. Severino de Souza seu sobrenome.  Tem a lua como companheira, sua casa seu recanto é um canto da praça, seu lar enfeita com painéis e fotos recortadas. Faz arte bruta em sua morada.
                     Foi militar em Alagoas mas veio só pro Sudeste. Faxinou, foi garçom, segurança, sexólogo, ufólogo, cineasta e cantor, detetive particular, dono de bar, catador de lixo. Muitas destas profissões foram nesta vida, outras em outras encarnações.
                     Ele fala consigo e ouve vozes, que lhe contam sobre vidas passadas. Por isso aprende tantas e novas aptidões. Inventa o que fala e fala tudo com precisão. Conversa com plantas e com elas e seus cães medita.
                     Nessa lida, nessa labuta, encontra tempo para a prática da arte chinesa, a leveza do tai-chi-chuan, ali mesmo na avenida Rebouças. Ajuda a quem está caído, indo para o Hospital das Clínicas. Energiza a quem lhe pede.
                     Como toda alma boa, cuida dos bichos pequenos, com eles convive e conversa. Fala com capas de revistas e com as moças que elas estampam. Mentaliza o bem àquelas todas, belas e famosas.
                     Jessé usa óculos sem lentes e regula o tempo, com um controle remoto sem pilhas, que também lhe serve  pra retroceder e avançar os dias, como em um filme. Pode assim deletar e ou mudar, enfim, editar a história e os fatos cotidianos.
                     Diz que seu poder transcende ao tempo, que pode reverter fatos políticos ocorridos. E até essa conversa pode fazê-la não ter existido. É. Faz sentido!

............

Texto sobre reportagem, vide Jornal da Tarde, 16/06/2005, de Gilberto Amendola. Tentativa de poetizar um pouco o que já é poesia em si. Uma sobrevida à notícia é o que tento nestas linhas.
Célio Pires de Araujo
Enviado por Célio Pires de Araujo em 14/06/2006
Reeditado em 14/06/2006
Código do texto: T175418


Comentários

Sobre o autor
Célio Pires de Araujo
São Paulo - São Paulo - Brasil
1385 textos (38537 leituras)
2 e-livros (241 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/03/21 01:05)