Acontecências (4)

 
Na verdade eu nem mereço. Mas fui convidada e não podia deixar de ir. A festa em homenagem aos voluntários do Cedet. Eu já fui. Certamente vou voltar a ser. Mas agora eu sou apenas companheira de trabalho, mas em outra área.
O Cedet é o nome apertado que damos ao Centro de Desenvolvimento do Potencial e do Talento. Segundo as pesquisas, três por cento da população escolar de uma cidade têm talentos especiais que devem ser desenvolvidos. Tem gente que acha que isso é bobagem. Dizem que os talentosos não precisam de ajuda e sim os não talentosos. Eu penso que todos precisam de ajuda. Todos têm direito de ultrapassar suas próprias barreiras. Esta é para mim a única razão da existência. Ir além. E ajudar aos outros a fazerem o mesmo.
Vinhos, pães, queijos e frios em uma noite chuvosa. E um papo para lá de legal com gente que acredita que existe no mundo algo mais do que simplesmente ter.
O Cedet é um sonho de uma amiga minha, educadora reconhecida internacionalmente. Um sonho que se realizou e que se alastra para outras cidades brasileiras com ressonâncias no exterior. Eu estava lá quando ele nasceu. Na verdade acho que até dei um empurrãozinho para que ele nascesse. E agora o vejo adolescente, em plena juventude, já colhendo os frutos das sementes plantadas. Que continuem a existir homens e mulheres de visão para que esse movimento nunca faça parte de histórias contadas em volta da Televisão: Houve um tempo que existiu em nossa cidade um Centro para o Desenvolvimento do Potencial e do Talento, mas...