50 anos!

Nascemos sem entender nada, sem falar, sem andar. Cada aniversário é motivo de festa, alegria, uma verdadeira benção e comemoração. Os anos passam, se arrastam,. Fazemos 20, 30 ops...40 e aí sim começa a vida e os anos que antes se arrastavam, agora voam.

Sempre tive uma dúvida, temos presentes proprios para crianças, adolescentes, quando se faz 15 anos, 18, 21. Alguns por sacanagem aos 40 repetem os presentes infantis (afinal a vida começa aos 40). Mas, e, quando fazemos 50? O que ganhamos? Além das rugas, da lei da gravidade interagindo com nossos corpos, alguns até ganham uma barriguinha indesejável, outros iniciam uma corrida desenfreada para rejuvenescer. Porém cometem um engano, chegar aos 50 anos é uma dádiva, um presente, completar meio século e poder contemplar todas as mudanças através dos tempos é algo mágico.

Entretanto não se chega aos 50 anos ileso, trazemos marcas de feridas que sangraram por muito tempo, mas que foram necessárias para aprimorar nosso aprendizado!

Decepções, desilusões, mágoas, prantos, dor da perda, saudade, amor incondicional, renuncia, emoção, desejo, paixão já conhecemos todos estes sentimentos , sabemos identificar e tentamos lidar com cada um deles. Pois a vida é um aprendizado constante, podemos viver até os 100 anos e não teremos aprendido tudo. Aprendemos com os bebes, com os animais, com os mais velhos e até mesmo com os jovens com seu jeito despojado de encarar a vida.

Cheguei aos 50, ufa cheguei bem , completei uma etapa, sou desprendida de valores materiais, aprendi o que devemos valorizar de verdade. Hoje sei que as pessoas são livres assim como eu, e que devo respeitar o espaço de cada um . Mas, veja bem, esta tarefa não é facil, respeitar o espaço daqueles que amamos, envolve uma boa dose de renuncia e confiança. Digo renuncia porque precisamos abdicar por determinados momentos da companhia daqueles que amamos, e, para isso precisamos confiar seja no filho, no seu amor.

Uma lição não menos importante e de preço elevado até: é aprender a se libertar de tudo o que nos faz mal, nos destroe lentamente, nos faz depressivos, quer seja uma relação que eu julgo doentia pois se nos fizer mal, uma amizade infiel. Ter coragem para encarar a vida e recomeçar quantas vezes for preciso.

Enfim, estou nos 50 terei agora pouco mais que a metade (com sorte) para terminar minha caminhada, o que almejo ainda. O que uma pessoa que chega aos 50 espera da vida: temos sonhos? Metas? Ambições? Ah todos nós temos, quero poder ainda viver o amor adolescente, que nos rouba o folego, que nos manda flores, bilhetinhos apaixonados, pegar uma valise com pouca roupa e poder viajar com tranquilidade sem preocupações. Acordar tarde, almoçar na hora do jantar, bagunçar a rotina isso é liberdade. Poder fazer o que se tem vontade, na hora que bem entender, pois já vivemos 50 anos com horários, primeiro os nossos, depois dos filhos.

Ambição de ainda realizar meus projetos profissionais, poder ter meu projeto profissional desenvolvido e girando por si só. Poder me dedicar aos meus rabiscos como faço agora, ah e sobretudo agradecer muito a Deus, pois a vida até aqui com Ele foi maravilhosa e absolutamente suportavel, afinal cá estou!