"O Corinthiano é antes de tudo, um forte", parafraseando Euclides da Cunha, para exaltar a força, o carisma e a coragem desse que é um dos mais legítimos representantes dos brasileiros.

Há quem considere os torcedores Corinthianos como pessoas de quinta
categoria, porquanto enxergam a si próprias como uma espécie superior de gente, ou por serem melhor posicionadas do ponto de vista cultural e
financeiro, ou por pertencerem a uma "elite(?)" que só admite os mais
humildes engraxando seus sapatos, construindo suas casas, limpando seus
jardins e piscinas, doando sangue (nunca ouvi falar de alguém que tenha
sequer perguntado se aquele sangue é de algum doador Corinthiano).

Em todas as torcidas há gente de todo tipo. Já vi pessoas "desprezíveis" e grandes figuras em todas as torcidas, inclusive na do Corinthians. E me
pergunto o que leva ALGUNS a tanta hostilidade, olhando para tudo o que
cerca o Timão com má vontade, exagerando e deturpando o que é ruim e
minimizando ou omitindo o que é bom. Eu disse "ALGUNS"!

Ignorância? Incompetência? Preconceito? Imaturidade? Imitação? Tudo isso e muito mais! Certamente não são boas qualidades.

O Corinthiano melhor posicionado na "pirâmide" social, não se envergonha por pertencer ao conjunto de iguais em humanidade. Sabe que o valor do ser humano independe do time de sua escolha.

Sabe que, seja qual for a agremiação para a qual dirija sua paixão, o tempo continua passando. Todos terão de enfrentar a vida depois da festa, com a diferença de que alguns, com ou sem mérito, mandam e podem se dar ao luxo de usufruir dos benefícios da má distribuição de renda, de maneira inteligente ou burra, altruista ou egoista, às suas próprias custas ou à sombra de alguém, cometendo excessos, sem pensar nos que nada tem. Outros, como ensinaria a sabedoria popular, "vendem o almoço para comprar o jantar", com ou sem demérito.

Tenho visto um grande desfile de pessoas que revelam sua agressividade, ao mesmo tempo em que proferem discursos de humanismo e religiosidade. Não percebem suas próprias incoerências, apregoando virtudes que não possuem, adotando ares de independência e "superioridade" que, não raras vezes, apenas disfarçam sua enorme solidão. A solidão de quem pensa que não é parte de um todo.

O futebol é uma vitrine de paixões. Tudo é cíclico. Há momento para perder, há momento para ganhar. O que se condena em um grupo hoje é o que amanhã pode acometer os detratores de primeira hora ou reles imitadores.

Parabéns aos torcedores de outros times que, mesmo brincando, o fazem de maneira respeitosa, inteligente e divertida. Parabéns aos torcedores de outros times que souberam demonstrar seu "fair play", compreendendo a alegria de tantos quantos escolheram o Corinthians, com o qual já sofreram e poderão voltar a sofrer. Para esses, eu "tiro o meu chapéu" vencedor.

VAI CORINTHIANS!

Sampa_17/12/2012