Dias tristes

Mais um dia, nenhuma novidade debaixo do sol. Um dia a menos na vida de cada um. Transeuntes ansiosos por seus afazeres diários que se esquecem do único destino de quem ninguém escapa: a morte. Enquanto isso, uns ostentam o que tem, uns fingem que tem, outros buscam ser o que não são, alguns tentam atingir a iluminação.

Nesses dias tristes, a saudade e a melancolia me conduzem a um futuro incerto. Olho para trás e só vejo cinzas, lágrimas e abandono. À minha frente, a mais densa neblina esconde de mim a esperança e ofusca o brilho de meu olhar. Mais parece a nuvem prateada de Thanatos.

Vivo num paradoxo de vida e morte, prisão e liberdade. Pesadelos invadem minha mente e roubam minha paz. Mais um tiro, mais um grito e sangue novamente. Não aguento mais...

Lidar com a indiferença e a frieza dói na alma. Em nome de uma ilusória praticidade, as pessoas andam perdendo o verdadeiro valor do que realmente importa na vida.

Sepulcros caiados: assim são as pessoas que só se importam com as aparências, com as "vantagens", com obter o que querem a qualquer custo. Tais pessoas vivem a "correr atrás do vento", não percebem que sua arrogância é que as afasta do que tem verdadeiro sentido para a existência. Quisera ter um coração de pedra, pois assim conseguiria suportar a hipocrisia de quem se considera autossuficiente.

A vida é a melhor mestra para quem insiste em não ouvir os sábios conselhos da consciência. A vida ensina: o tempo não perdoa, nem volta atrás; tudo passa, menos o remorso; não há maior felicidade do que tornar as pessoas felizes; sementes não cultivadas apodrecem; o amor fortalece a si mesmo; pessoas autossuficientes se isolam e acabam amarguradas e solitárias.

Quando uma árvore perde um galho, ela ainda resiste e novos galhos nascem, depois de algum tempo. No entanto, se alguém lhe arranca a raiz, ela morre. A raiz é o que sustenta a árvore, tal como os valores sustentam a alma. A força de uma alma está na humilde, que é como a raiz que se abriga embaixo da terra para dar força à árvore. Uma alma forte cultiva boas sementes e nutre de amor o que está ao seu redor. O amor se frutifica e se multiplica.

Que a humildade abra as portas dos corações endurecidos, de tal maneira que a arrogância seja superada. Que o amor possa fazer nascer a paz, a mansidão, a harmonia, o equilíbrio, a gratidão, a sabedoria, a misericórdia, o perdão, a fortaleza e tudo o mais que apenas ele pode construir.

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP)
Enviado por Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP) em 30/03/2015
Código do texto: T5188476
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.