ATO DE ACOLHER ("Os filhos precisam de ninho e de asas. Ninho é o acolhimento, o aconchego. Asas para ter liberdade para crescer." — Isabelle Ludovico)

Hoje, por mais cuidadoso que eu sou em expor minhas ideias, mas, com certeza, não conseguirei evitar malfazejas observações, porque as relações cotidianas já estão fragilizadas, e isso deixa o terreno fértil para desentendimentos. Não consigo esconder todas as minhas satisfações ou insatisfações e falo (escrevo) muito. Então vou lhe contar mais esta passagem de minha vida: A primeira vez que li o livro: Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, eu tinha 17 anos, fazia o último ano do Ensino Médio: Aos 17 anos, Brás conhece Marcela, prostituta espanhola radicada no Rio de Janeiro.... Enfim me identifiquei com muitas passagens ali, de onde tirei muitas lições sobre a vida pessimista e sem sentido do personagem narrador. No último capítulo, significativamente chamado "Das Negativas", existe um balanço, claramente negativo da passagem pela vida, que termina com a famosa afirmação "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria". Trata-se de uma afirmação forte, escrita por um irônico narrador. Eu pensava assim também e respondia para quem quer que me perguntasse se eu tinha filho ou queria ter filho, prontamente lhe dizia: “COMO PODERIA EU COMETER TAMANHO ERRO REPRODUZINDO A MISÉRIA QUE SOU”. E vejam só que “erro” maravilhoso eu cometi: Mais uma de minhas relações desprotegidas. Uma filha eu tinha! Ela me apareceu grande, educada e linda! Não preciso mais ler o defunto escritor. Agora vou ler Paulo Coelho: “Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia. ” Todavia a maioria dos pais, quando os filhos são menores colocam-nos na escola de tempo integral para os professores cuidarem e quando ficam de maior processam-nos, os que se recusam sair de casa. {http://impresso.dm.com.br/edicao/20180524/pagina/3}

E a minha descendência continuará abençoada por mil gerações. "Não lamente a flor caída. Logo ela te trará frutos e descendência "(Éder Moises). Assim, já estou preocupado com outra coisa, mas deixemos para amanhã: se o teste de DNA não comprovar minha paternidade, eu serei o mais miserável dos homens, pois aprendi tão rapidamente amar a mim mesmo em outra pessoa, ou melhor, amar-me por extensão.

Aprender exige mudança: por isso quero corrigir os erros que aprendi, e quero adicionar conhecimento ao meu inventário. Sei que a primeira decisão requer a aceitação da repreensão, e a segunda exige a aceitação de novas ideias através da instrução. Não vou deixar o orgulho, a rebelião e a teimosia fazerem de mim um perdedor natural. "A pessoa que se revolta contra o ensino e a correção acabará pobre e envergonhada; quem dá valor ao ensino e segue as instruções receberá honra". (Pv 13:18 BV).

Quero ter uma família honrada!