ESTADO DE APOSENTADORIA ("Quero conhecer o mundo expansivo que há dentro de mim." — Lorrana Guimarães)

Hoje, acordei com uma energia diferente. Como diria Arthur Schopenhauer, “O extrovertido é o ser que não suporta o tédio de ficar consigo mesmo”. Decidi, então, alimentar meu blog e atualizar minha conta do Facebook. Afinal, quem não arrisca, não petisca, certo?

No entanto, uma inquietação me assaltou. Será que estava me expondo demais? A internet é um palco aberto e todos têm direito à fala. Mas, como Valter Marinho bem colocou, “Se você for comunicativo e educado você pode até não ter nada, porém você tem tudo!”.

A cada semana, tento seguir o conselho de Rosângela Aparecida Ribeiro: “Seja afável com aqueles que precisam de seu afago, você vai ver que a recíproca será dobrada”. Mas, como equilibrar isso com a sabedoria de Benjamin Franklin, que diz: “Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum”?

Nesse momento de reflexão, percebi que estava me tornando mais flexível para os prazeres da vida e atividades sociais. Estava pronto para enfrentar o novo começo… Não queria receber fluidos ruins; nesta fase, queria ter apenas coisas boas, planejadas e grandes.

Decidi, então, abrir-me para as pessoas que se aproximavam, afinal, como disse Mestre Arievlis: “Ser carismático é influenciar pessoas e ambientes onde estão de uma forma natural e agradável. Carisma não é uma conquista, é um talento, você nasce ou não assim”. Queria novos amigos, minha vida andava meio monótona. A união de novos esforços sempre traz prosperidade e alegria…

E assim, encerro essa crônica, lembrando as palavras de Janes Fidélis Tomelin: “Na Luta, na Labuta, na Tributa; Ligeiro, lépido e fagueiro.” Que venha a próxima temporada!