A CONVERSÃO À DIREITA? ("Nos momentos de transição e crise, o grau de serenidade define os destinos..." — A.P. Abranches)

Hoje, com a certeza do novo presidente da república brasileira, Messias, decidi desancorar o meu barco e deixá-lo correr livremente nos próximos anos. Estou disposto a dar uma ajudinha para que as mudanças se estabeleçam o mais rápido possível. Afinal, como se pode crescer sem o efeito da mudança?

Estou aberto para entender e aceitar os elogios dos ganhadores e a crítica dos perdedores, mas mantenho-me sempre atento aos que se aproximam querendo apenas impor e não trocar ideias. Preciso me afastar também dos mascarados do dragão vermelho, manifestantes que sorriem demais e gritam por permanência, mas só gritam, e este grito não acelera o crescimento. Como disse apropriadamente M.M.Soriano: "A personalidade do palhaço sai com água."

Até o médium Chico Xavier profetizara sobre este momento de clareza a respeito das pessoas e da comoção social, falando do futuro do Brasil. Estou cansado desta tal zona de conforto, o amor à flor da pele, e também não quero ser massa de manobra de sindicato algum, fazendo "lobby" por suas "honoris causas". "A esquerda é boa para duas coisas: organizar manifestações de rua e desorganizar a economia." (Humberto Castello Branco).

Logo "hoje", um dia de vitória, até que seria propício para eu viver a vida social e aproveitar ao máximo a companhia das pessoas comemorando nas ruas. Mas, é um dia de trabalho! Como posso aceitar convites e promover encontros com meu grupo? Ninguém disponível, todos estão trabalhando. Estaria eu pensando em parcerias? Estou lhes sugerindo os prazeres associados à comunicação no círculo pessoal, por termos interesses comuns: a mudança! Todavia, exatamente hoje, por estar mais aberto para as pessoas, complico-me! Pois estou sensível à reação de vocês. Meio desconfiado, tenho que me afastar de pessoas manipuladoras, aquelas que não assumem suas culpas.

Como antever este período de crescimento? Preciso melhorar meu cotidiano com atitudes mais sensatas. O Brasil será grande o quanto o for cada brasileiro. Enquanto estão dizendo que o regime político agora é ditadura. Eu racionalizo: sou o meu pior inimigo, tenho dentro de mim uma voz que é mais desejada do que a voz de Deus, ou qualquer anjo, ou mulher. A voz pode confortar e convencer-me contra qualquer ensino ou advertência. Esta voz está comigo vinte e quatro horas por dia e sempre me diz o que eu quero ouvir e acreditar. Isso me ajuda a tomar mais decisões. Eu estou deixando de ser otário! "Eu sou um experimento, nada certo, nada definido, tudo em estado de transição." (Tumblr). E minha transitividade é uma ditadura!

Em suma, a mudança é inevitável e necessária. É preciso estar aberto a ela, aceitá-la e adaptar-se a ela. Afinal, como disse Charles Darwin, "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças."