Se o Teu Coração Não Fosse de Pedra

Se o Teu Coração Não Fosse de Pedra

As preocupações, questionamentos, de um coração viril, são estas: Ama-os, ou ama-as, mais que a mim? Amo-os, ou amo-as, mais que a ti?

O amor nasce com o ser. Mas cresce em estágios como se fora desenvolver-se como uma libélula, uma borboleta...

Uma metamorfose que encena uma pseudo morte e podemos situar esta pseudo morte ou estágio supostamente terminal, como um ódio. A fúria do ser que sente amor, mas que transtornado com a mesmice se revolta, se indigna, isso para que ele possa crescer. Porque a paixão o inquieta, o instiga, o mobiliza. E o agente desta mobilidade é o ciúme. Dai as questões iniciais do coração viril, serem sempre comparativas. O medo da perda, ronda o amor. Quanto mais cresce mais medo tem.

As brigas acontecem, as cobranças mais incríveis surgem do nada. Nesse estágio é quase terminal. Mas ele não sabe, que é quase, quando está sentindo. Ele acredita que é terminal. E sofre. E sofre muito.

De repente começa a pupa a crescer dentro do casulo, feito para protege-la das intempéries. O amor imaturo, que está, também tem sua proteção: o apego, o carinho, a cumplicidade, enfim os afetos que são seu ninho. Ao libertar-se do ódio, do furor, que quase deu-lhe cabo, está de novo a acender o coração viril. E cresce de novo, sem saber o mundo que terá, o que reconhecerá, ou se será tudo novo, dai ganha asas para alçar os seus voos, na sua nova vida.

Reinventar-se para sobreviver e renovar-se. A gênese do amor é eterna. Só não descobre isto quem não amou verdadeiramente, ou não teve paciência para deixar que a natureza agisse ao seu favor.

É como aquele que querendo ver a grandeza e a beleza da borboleta 'ajudou-a' a abrir o casulo, e a secar suas asas com seu hálito morno. Ao invés de fortalece-la só apressou o seu fim, nunca viu a beleza do seu primeiro voo, a leveza de seu flutuar, as nuances de suas cores...

Arre! Haja coração, para descobrir como é bom amar assim.

In: 'Se o Teu Coração Não Fosse de Pedra' prosa de Ibernise. Barcelos (PT), 17MAR2017.

Ibernise
Enviado por Ibernise em 23/01/2018
Código do texto: T6233800
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.