CONCURSO DE MISS
 
Nada de novo acontecia na cidade. O fato mais pitoresco em Muçambê, deu-se por volta de 1988, quando as senhoras da soçaite, encabeçada por Dona Gertrudes, resolveram criar o primeiro concurso de Miss do município. Entre as concorrentes, exista a favorita, não por apadrinhamento, mas por sua inegável beleza. Era verdadeiramente linda a candidata, uma mescla de Luiza Brunet, Cláudia Raia e Angelina Jolie. Apesar de residir apenas dois anos na cidade, Talita já era badalada, cortejada, desejada por todos. A candidata esbanjava simpatia. Notadamente tímida, não saía sozinha nem mesmo para ir a capela. Quando eventualmente ia algum lugar, exigia a companhia da mãe (toda miss tem uma mãe casca de ferida), se apresentava uma moça prendada, educada, meiga, simpática, inteligente, honestíssima, clássica, corpo escultural, uma incontestável beldade. Sua candidatura foi considerada deslealdade para com as demais. Pernas torneadas, quadris perfeitos, seios exuberantes, olhos verdes estonteantes, os rapazes se exibiam para a donzela na expectativa de alguma retribuição, uma piscadela pelo menos. Sem chance!! A moça era irritadamente resguardada e, se dizendo virgem sacramentada, não tinha a menor intenção de macular sua imagem em Muçambê.
Finalmente chega o grande dia!!! A banda de música do maestro Socó incrementava o clima da pracinha, onde o coreto servia de passarela para o desfile das beldades. Embaixo do coreto, quase invisível, havia se instalado uma casa de marimbondos. Desfile vai, desfile vem, e o tablado do coreto se movendo. Quanto mais se movia, mais os marimbondos ficavam atiçados... A torcida aos berros:
          Linda! Linda!! Já ganhou!!
A bandinha do maestro Socó não parava de tocar a música Pra frente Brasil!!, quando o locutor do serviço de alto-falante conhecido como Fogoió, com a sua voz grave e marcante de Cid Moreira, anunciou a vencedora... senhoras e senhores, o serviço de alto-falante de Muçambê, em cadeia com a rádio BCC de Londres e sob o patrocinio do Regulador Xavier!!!!!! aunciamos que a Miss Muçambê/1988. é a inconstestável, exuberante Taaaaaaalita!!!!!! O povão entrou em transe começou a gritar. O tablado já fragilizado começou a trepidar; não deu mais para segurar e choveu marimbondos para todos os lados. Chovia mais marimbondos de baixo para cima, pois os vespídeos estavam alojados sob o coreto...Atacavam com ferroadas as partes íntimas dos que estavam sobre o tablado do coreto... De repente, todo mundo começou a pular, se torcendo e coçando as nádegas, num ritual frenético de autoflagelo. A platéia em  volta do coreto, julgando ser uma nova dança baiana ( todo ano o baiano lança um novo ritmo), começou a dançar também, em ritmo de frevo e xaxado. Mas logou descobriu que se tratava de marimbondos. O pessoal de cima do coreto, não suportando mais tantas ferroadas, começou a tirar a roupa e a coisa se transformou num verdadeiro strip-tease. Eram calcinhas, cuecas sutiãs, blusas, calças, camisas, meias, saias e vstidos, tudo voando. Todos nus, encalombados, envergonhados, no tablado do coreto, quando descobriram, estarrecidos  que a Talita não era Miss coisa nenhuma, mas um Travesti, isso mesmo, um Travesti. Foi um Deus nos acuda!! um pega pra capar!! Dona Gretrudes se apagou, desmaiou; o guarda Ambrósio enjoado vomitava, Dona Maria Garrafão, com uma faca pexeira, queria capar a Talita. O travesti nu corria em volta da praça e o cachorro Rompe Ferro, atrás, mordendo suas nádegas.
Assentada a poeira, e os calombos provocados pelas ferroadas dos marimbondos, foram averiguar o porquê de um Travesti se esconder em Muçambê e por muito tempo ter enganado os moradores, e descobriam, através de informações do serviço de inteligencia americano (eles sempre sabem de tudo), que o Travesti cujo verdadeiro nome era Astôufo Buião, fizera ponto na boca do lixo em São Pauloe na Praça Mauá no Rio de Janeiro. E tendo se envolvido numa briga de cabaré, assassinara a navalhada o filho de um bicheiro. Jurado de morte, Astôufo teve de sair de circulação, deduzindo,que o único lugar no mundo em que o bicheiro jamais iria procurá-lo, seria em Muçambê, pois o lugarejo, considerado o cu do mundo, fica lá onde o cão perdeu as botas. Assim, Astôufo fixou residência, no esquecido lugar, com a senhora sua mãe. Dizem as más linguas que até o Xico Bode tinha uma caidinha por ele.

Livro: A Vaquinha da Primeira Dama
Editora CEPE (1998)
Págs 24 a 26