Endívias violáceas
 
Num trecho de Tempestade de Aço de Ernst Jünger ele retrata uma  civilização do requinte e da barbárie, com olhar cirúrgico,  frio e sarcástico é revelada a condição humana.  Em subterrâneos refrigerados, seres humanos dependurados em ganchos, como carcaça de boi,  oferecidos como iguarias para serem apreciados com um tipo de endívias: endívias violácias, onde balconistas saídos do inferno convence o freguês da qualidade das peças expostas:
"seres abatidos na caça e de modo algum engordadas em série em institutos de criação: mais magras, bem mais aromáticas" 
- perfeito para se comer com endivias!
nessa utopia a anatomia humana se reduz a peças expostas nesse açogue civilizatório, à mostra e com os preços. Quando o personagem faz a observação: “ não sabia que nesta cidade a civilização já progrediu tanto”, A barbárie revelada por ti é a própria tragédia do século XX, a decadência da kutur, Os impasses da civilização. Esse escritor soldado que Camus afirmou que o acontecimento mais importante da Segunda Guerra foi ele ter se apaixonado pela cultura francesa nos istiga a pensar sobre a condição humana. 
Labareda
Enviado por Labareda em 12/06/2018
Reeditado em 13/06/2018
Código do texto: T6362801
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.