Leitor da Vida

Ser um bom leitor da vida, ou ter a sensibilidade leitora aflorada é permitir-se ir além da leitura. É aprender a ser interlocutor e o mais difícil ainda, é ser por vezes o gestor de ideias e de falas.

Para ser um bom ouvinte é necessário uma boa dose de reflexão, paciência,contemplação, além da sensibilidade e capacidade de colocar-se no papel do outro, do sujeito do diálogo.

Contudo, a urgência de viver-se o dia a dia correndo atrás da felicidade e dos bens tão necessários à esse estágio momentâneo, torna a audição desses sons sutis tão incomuns e distantes de nossa realidade.

Ter compaixão, carinho, amor, raiva, ódio, ou mesmo indignação é um estágio da evolução humana, que poucos desfrutaram em sua vida. e só se consegue com o tempo e com experiências acumuladas durante esta nossa jornada mundana, dosar o grau certo de cada sentimento, tirando delas uma lição salutar.

Somos tais como um instrumento musical, que se permite o bom som da nota musical, após muitas aulas e treinos de afinações sinfônicas.

Só então, após essa aprendizagem, estaremos aptos a observar uma obra de arte, uma bela cena do cotidiano, ou ainda a perceber no Outro a Semelhança comum da humanidade.

Com exceção de alguns, que já nascem capacitados por esse dom próprio, resta aos demais passar pela vida de olhos bem abertos

e coração atento para as lições do dia a dia.

anna celia motta
Enviado por anna celia motta em 08/07/2018
Reeditado em 20/08/2018
Código do texto: T6385015
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.